Entendimento das Cruzadas

O nome “Cruzadas” se deu devido a época em que ocorreu essas batalhas, apenas 50 anos após a crucificação de Jesus Cristo. Evento criado por católicos para levar a fé divina cristã para todo o povoado existente nas terras do Oriente Médio, fazendo com que todos aderissem a religião, quem se negava, era contido e punido pelos povos, nesse ponto se dava o início dos movimentos, chamados ainda por Guerra Santa.

1095 á 1099

A primeira região a ser visitada pelos cristianistas foi Jerusalém, entre os anos de 1095 até 1099, pois era a terra natal de Jesus Cristo. Muitos se negaram a aceitar a religião e a partir daí, se deu as batalhas entre os povos.

Soldado de Deus.
Soldado de Deus.

Mesmo com muitas pessoas se rendendo a aceitar o cristianismo, grande parte dos povos seguiram os católicos e viraram soldados de Deus. Muitos se agregavam a esse grupo religioso pois lhe eram prometidos um lugar no Paraíso (céu) depois que viessem a morrer e que Deus, perdoaria todos os seus pecados. Esse era o principal fator utilizado pelos cristão para conseguir mais fiéis junto a eles.

As Cruzadas não tiveram apenas caráter religioso, mas também capitalista, pois a maioria dos soldados eram obrigados a saquear todos os povoados em que passavam, pegando todas as riquezas das famílias. A Igreja Católica teve apoio essencial dos senhores feudais, dos nobres e dos comerciantes nessas guerras, pois todos queriam um ou ambos objetivos, o aumento de sua fortuna e a unificação religiosa dos povos.

Os principais motivos dessas manifestações, eram as conquistas de territórios – momentos de guerra traçados entre católicos e muçulmanos -, aumento do capitalismo e soberania de apenas uma religião. 

1095 á 1270

Ao total, foram travadas oito Cruzadas, entre os anos de 1095 á 1270. Veja abaixo quando ocorreram e como foram chamadas.

Oito Cruzadas

* 1095 á 1099: Primeira Cruzada ou Cruzada dos Mendigos;

* 1147 á 1149: Segunda Cruzada;

* 1189 á 1192: Terceira Cruzada ou Cruzada dos Reis;

1202 á 1204: Quarta Cruzada;

* 1217 á 1221: Quinta Cruzada ou Cruzada das Crianças;

* 1228 á 1229: Sexta Cruzada;

* 1248 á 1250: Sétima Cruzada;

* Até 1270: Oitava Cruzada.

Foram 824 anos de muitas lutas e disputas, mas os principais objetivos conhecidos não conquistaram nenhum valor e nem conseguiram se firmar, mas em contrapartida, a riqueza do comércio do Oriente alavancou com força constante, melhorando a qualidade de vida de todos os habitantes da região pelo enriquecimento dados pelas guerras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.