Engravidar após 2 dias da menstruação

Assuntos relacionados a gravidez nem sempre são tão simples quanto parecem. As aulas de orientação sexual são importantíssimas para o entendimento de todo esse sistema, porém grande parte das coisas devem ser pesquisadas mais a fundo pelas pessoas. A internet e os livros sobre o assunto estão disponíveis para esse sentido.

Muito se fala sobre os métodos anticoncepcionais e seus efeitos. O método da tabelinha não é uma dos mais seguros e confiáveis a se fazer, visto que as variações hormonais que podem acontecer por diversos motivos, podem interferir gravemente na contagem correta dos dias. Por esse motivo, o recomendado é utilização de pílulas anticoncepcionais.

É possível engravidar em período infértil?
É possível engravidar em período infértil?

O período fértil acontece na metade do ciclo e dura por alguns dias. Após isso, se o óvulo não for fecundado, ele é descartado junto as camadas proteicas acumuladas na parede do endométrio, formando assim a menstruação. Após isso, a mulher está em um período infértil, onde teoricamente poderia ter relações sexuais sem riscos de gravidez.

Porém, há alguns fatores a serem considerados que podem aumentar as chances de gravidez mesmo nesse período improvável. Algumas mulheres possuem ciclos irregulares, e podem ovular mais rápido ou demorar mais para isso. É quase imprevisível, portanto, o método da tabelinha pode falhar. Alguns motivos emocionais também podem trazes alterações no ciclo, como também a utilização de medicamentos mais fortes.

Esses fatores podem fazer com que o tempo infértil seja mais curto que o normal. Isso ligado ao fato de que o esperma consegue sobreviver de dois a cinco dias dentro do corpo da mulher, aumenta significativamente as chances de concepção, pois o risco alonga-se mesmo sem outras relações sexuais posteriormente.

Portanto se este for o caso do leitor, é importante fazer um teste de gravidez para averiguar a situação. Se a relação sexual tiver sido feita ontem, vale tomar a pílula do dia seguinte e depois se consultar em um ginecologista para que este te receite pílulas anticoncepcionais adequadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.