Engorda de novilhas

No Brasil existem uma concentração enorme de criadores de novilhas, atividade esta de tamanha grandeza, que transformou o país num importante exportador em potencial para outros países. A grande procura por carne brasileira se dá pela forma com que os criadores realizam todo tratamento com o gado.

A engorda é um fator fundamental para se ter um gado atrativo e saudável. Portanto faz importante manter um confinamento das novilhas em um local onde a alimentação esteja disponível com grande quantidade, pois são animais que necessitam de uma porção representativa de nutrientes, capazes de auxiliar em seu desenvolvimento.

Distribuição de suplemento no pasto
A suplementação líquida tem sido uma das opções viáveis para engorda de novilha, além de gerar economia de produtos.

Um novidade na cria de novilhas é a engorda feita a partir do semiconfinamento. Os animais são submetidos a uma ração líquida que fica armazenada em tanques próximos aos pastos. Cada tanque pode ter capacidade para reservar aproximadamente 1.000 litros, além disso a mistura pode durar até um ano.

Este é um conceito novo e inovador sobre alimentação animal, um tipo de suplementação líquida. Na mistura podem ser encontradas substâncias benéficas para o animal, tal como nutrientes, proteínas e minerais. Ideal para a engorda de novilhas e também de vacas de cria, podendo adquirir até mesmo 1,2 kg/dia.

A produção dos suplementos líquidos são variáveis de acordo com cada empresa fornecedora, mas em geral estão presentes o melaço, vitaminas, aditivos, ureia, glúten de milho, gordura vegetal e acido fosfórico. Apesar das vantagens da engorda com suplementos líquidos, muitos pecuaristas utilizam métodos mais originais, utilizando cochos, até mesmo do tipo rústico, preferencialmente os não fixos, pois facilitam sua a mudança dentro das pastagens.

Ração de farelo
Engorda de novilhas com o uso de ração é mais tradicional.

O cocho deverá ser mantido em um local de fácil acesso das novilhas, com uma quantidade relativa de ração. A recomendação é de 1% do peso vivo, oferecido duas vezes ao dia, seguindo sempre no mesmo horário.

A ração deve conter uma mistura de alimentos em forma de farelo homogêneo, compondo até 20% de proteína bruta (PB), nutrientes digestíveis totais (NDT) acima de 70%, no mínimo de 0,6% de cálcio, 0,5% de fósforo.

A textura necessita conter umidade abaixo de 13% e menos de 12% de material fibroso e mineral. Estes são os quesitos enumerados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Em inusitados casos há de ser verificada as instruções normativas dos profissionais da respectiva atividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.