Enfisema pulmonar: sintomas, tratamento e prevenção

O enfisema pulmonar se trata de uma doença respiratória grave. Ela normalmente acomete os pulmões dos indivíduos que fumam cigarro a muitos anos, levando a diminuição da elasticidade desses órgãos, fazendo com que os seus alvéolos fiquem comprometidos, não realizando  a troca gasosa entre o oxigênio e o gás carbônico de forma adequada.

Causas

Essa enfermidade costuma ser causada pelo cigarro, por uma deficiência da enzima alfa-1 antitripsina e por várias outras doenças, tal como a bronquite crônica,  fibrose cística e  asma.

Sintomas

Enfisema pulmonar: causas, sintomas, tratamento e prevenção.
Raio-x de um pulmão com enfisema pulmonar.
(Foto: Reprodução)
  • » Respiração ofegante;
  • » Tosse intensa;
  • » Dificuldade em respirar;
  • » Falta de ar gradativa de acordo com o grau da doença;
  • » Muco;
  • » Fraqueza generalizada.

Diagnóstico

Esse processo é realizado inicialmente através de uma pesquisa histórica sobre a vida do paciente, onde o médico irá realizar algumas perguntas que afirmará a possibilidade da doença ou não. Alguns exames poderão realizados para a constatação da enfermidade, tal como a auto-esculta pulmonar, uma espirometria, de sangue e raios-x.

Tratamento

O tratamento dessa doença irá variar de acordo com as condições do paciente, sua idade, a quantos anos ele fuma, a causa da enfermidade e o  grau de agravamento. Normalmente os médicos solicitam que os pacientes abandonem o uso do cigarro, que façam fisioterapia juntamente com o ministramento de broncodilatadores e corticoides. Nos quadros mais graves o uso de máscaras de oxigênio e processos cirúrgicos podem ser indicados.

É importante ressaltar que o enfisema pulmonar não tem cura e não pode ser revertido. O seu tratamento é realizado para a contenção da doença e a diminuição dos desconfortos  dos seus sintomas.

Prevenção

A prevenção dessa doença é realizada com o tratamento de toda e qualquer enfermidade respiratória que o indivíduo tem. Precisa-se modificar os hábitos de vida, principalmente o abandono do uso do cigarro, alimentar-se corretamente, praticar exercícios físicos e ingerir muita água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.