Enem 2014 inscrições

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova que tem como função primaz calcular o índice de conhecimento dos estudantes brasileiros que estão terminando ou já concluíram o ensino médio, toda a elaboração e aplicação da prova fica aos encargos do Inep órgãos integrante do Ministério da Educação.

Contudo, o papel social do Enem é bem maior, graças aos programas ProUni, Sisu e Ciências sem Fronteiras vinculados ao Exame, as notas dos candidatos são aceitas em diversas instituições de ensino superior do país, que concedem bolsas tanto parciais quanto integrais, tornado, por conseguinte, o acesso a graduação mais igualitário para todas as classes, um mecanismo para minimizar a divida histórica que o Estado tem para com os menos favorecidos.

Enem
O Enem a cada ano muda a realidade de mais jovens no país, permitindo que todos possam ter acesso a formação superior.

A prova aos poucos tem sofrido aprimoramento, melhorias que tornam mais justas correções, uma delas é o sistema de correção  Tri, que além de considerar o acerto, calcula também o nível de dificuldade para a solução da questão. Outras mudanças importantes podem ser notadas na  redação, não é mais considerado trechos dos textos de apoio ou do enunciado na corpo da dissertação, além de ser estipulado o número mínimo de linhas escritas, 8, quem não atingir essa marca, tem  os escritos anulados.

Quanto a aplicação, é feita geralmente em dois dias consecutivos, no primeiro turno são avaliadas as competências de Ciências e Naturais e Humanas, no segundo, o candidato terá que demonstrar suas aptidões em Matemática e suas tecnologias, Linguagem, Código e suas tecnologias e também em redação.

Quanto a forma de inscrição ao que tudo indica deve ser semelhante a utilizada até então, os interessados devem acessar o portal virtual do Inep munidos de sua documentação de identificação. Será gerada uma taxa de inscrição, um valor relativamente baixo, mas, se você não puder paga-la deverá solicitar a isenção no mesmo site. Depois de pagos os encargos sua inscrição já estará assegurada.

Importante acima de tudo e se preparar bem para o exame, aproveite que ainda falta muito tempo para o Enem 2014, e estabeleça desde já uma rotina diária de estudos. Agarre essa oportunidade e entre de forma mais fácil na universidade que você sempre sonhou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.