Endometriose: sintomas, diagnóstico e tratamento

A endometriose é dita como uma doença onde tecido que age como a mucosa que reveste a parede interna do útero (endométrio) cresce em outras regiões do corpo. Com isso, as mulheres podem ter sangramentos irregulares, podendo ainda ficar infértil. O crescimento indevido do endométrio normalmente acontece na região pélvica, nos ovários, intestino, bexiga, reto, entre outros.

Causas

Sua causa é desconhecida, porém muitos médicos afirmam que a endometriose é uma doença comum devido aos hormônios produzidos nos ovários que estimulam o endométrio a se multiplicarem, o que a longo prazo pode deixar a mucosa maior e mais espessa. Quando essas células crescem fora do útero, a endometriose surge, causando muito incômodo a mulher.

Sintomas

Os sintomas quase não aparecem em pessoas com casos de endometriose avançada.

Dor abdominal (Foto: Reprodução)
Dor abdominal
(Foto: Reprodução)

* Cólicas e dores no baixo abdômen;

* Muita dor durante a menstruação;

* Dores durante e após as relações sexuais;

* Dor ao evacuar;

* Sangramentos;

* Dor nas costas.

Tratamento

O tratamento vai variar de acordo com a idade da paciente, a gravidade dos sintomas, da doença e se ela já possuir filhos ou não.

* Medicamentos;

* Cirurgia;

Histerectomia;

* Retirada dos ovários;

* Exercícios e técnicas de relaxamento.

Prevenção

A prevenção é muito fácil. Todos os tipos de pílula anticoncepcional pode contribuir para o impedimento ou retardamento da doença.

É muito importante que um bom médico seja consultado caso qualquer sintoma descrito acima esteja ocorrendo. Dessa maneira o tratamento se tornará ainda mais eficaz para a paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.