Eletrização por Indução: Desenhos Exercícios, Explicação e Exemplos

Os processos de eletrização são fenômenos que comumente ocorrem na natureza e, por causa da grande incidência, acontece de alguns fatos de maior frequência, passarem despercebidos pelo ser humano. A eletrização portanto, consiste num fenômeno onde ocorre a transferência de cargas elétricas entre os corpos, e essa transferência acontece através de procedimentos diferentes – atrito, contato e indução.

A eletrização por atrito e por contato, são de certa forma padronizadas e obrigatoriamente necessitam de contato físico entre os corpos. Já na eletrização por indução, o procedimento acontece de maneira contrária, portanto o mesmo possui essa nomenclatura. É bem simples entender o processo de eletrização por indução, basta considerar três condutores, um carregado eletricamente e outros dois neutros dispostos um encostado no outro.

Eletrização por Indução
O induzido sempre se eletriza com carga de sinal contrário ao da carga do indutor.

Ao se aproximar o condutor carregado chamado de indutor, aos condutores neutros, denominados como induzidos, acontece a eletrização em ambos. As cargas são então separadas, por ser um indutor positivo, o induzido mais próximo ficará com carga negativa e mais afastado com carga positiva. Ao separá-los, obtêm-se condutores com cargas de sinais diferentes, embora inicialmente eram neutros.

Isso implica que dois corpos eletrizados, A e B, sendo A positivo e B neutro, são disposto próximos um do outro, mas sem ter contato. As cargas positivas de A atrairão as cargas negativas de B, mas se o aterrar, as cargas elétricas negativas presentes na terra vão ser direcionadas para o corpo B. Ao ser retirado, e afastado do corpo A, observa a alteração do corpo B para negativamente eletrizado.

Um dos fenômenos da eletrização por indução, que pode ser percebida diariamente, está na prática de pentear os cabelos, ao retirar o pente e aproximá-lo de pedaços de papel, imediatamente, os mesmos são atraídos pelo pente, como se fosse ímãs e se grudam. Um corpo eletrizado e um condutor neutro que mesmo sem contato direto sofrem essa reação natural, promovida pela indução eletrostática.

eletrização
Eletrização por indução

Eletrização por indução

Outro exemplo está num dos mais temidos fenômenos da natureza, que são os raios, descargas elétricas que descem do céu, quando está chovendo ou na prévia de uma tempestade. Esse acontecimento também é caracterizado como eletrização por indução, pois surge a partir de uma nuvem carregada eletricamente durante uma tempestade, nesse momento, a mesma induz cargas de sinais diferentes na superfície terrestre, criando um campo elétrico.

Quando esse campo criado entre a nuvem e a superfície e torna de muita intensidade, ocorre a descarga elétrica violenta, ou seja os raios. Veja a seguir alguns exercícios que são referente a esse tema da física e que podem ser utilizados em aplicações de teste de conhecimento, e outras formas de avaliação realizados em sala de aula, cursinhos, e etc:

– O que ocorre com o pente de plástico e com o cabelo, quando uma pessoa se penteia?

a) Ambos se eletrizam positivamente.
b) Ambos se eletrizam negativamente.
c) Apenas o pente fica eletrizado.
d) Apenas o cabelo fica eletrizado.
e) Um deles ficará positivo e o outro negativo

R: “E”

– Um corpo qualquer pode ser eletrizado de quais seguintes formas de eletrização?

a) atrito, contato e aterramento
b) indução, aterramento e eletroscópio
c) atrito, contato e indução
d) contato, aquecimento e indução
e) aquecimento, aterramento e carregamento

R: “c”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.