Efeitos colaterais da Ritalina

A ritalina é um medicamento indicado para pessoas que possuem TDHA (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), transtorno que costuma ser diagnosticado logo na infância e se faz bastante comum em todo o mundo, acometendo aproximadamente 5% de toda a população do planeta.

Seu uso deve ser ministrado a um paciente, somente depois que uma análise multidisciplinar for realizada por neurologistas e psiquiatras. Anamneses com o indivíduo e conversas com amigos, professores e familiares, também poderão ajudar nesse processo.

Efeitos colaterais da Ritalina
Comprimidos espalhados.
(Foto: Reprodução)

Os principais benefícios do paciente com o uso da ritalina são a melhora na concentração e realização das atividades, pois consegue ficar mais atento, mantendo o foco no que está fazendo, aprimorando gradativamente as suas habilidades intelectuais.

Riscos e efeitos colaterais

  • Insônia;
  • Perda de apetite;
  • Ansiedade;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Taquicardia.

Uso sem prescrição médica

A ritalina vem sendo bastante usada por alunos, para que tenham mais foco em seus estudos, principalmente em época de vestibulares e concursos, mas é importante ressaltar que a utilização indevida desse medicamento é prejudicial à saúde, pois pode provocar vários riscos, principalmente quando as doses do remédio são exageradas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.