Educação adventista

Muitos atualmente podem olhar para os colégios mantidos por instituições religiosas e acharem que isso se trata de algo novo e ousado. Porém religiosidade e educação estiveram juntas desde sempre na humanidade. Nas primeiras civilizações, a religião era ponto de base para formação do caráter moral das pessoas e de todos os valores.

No mundo ocidental, a igreja católica era responsável por esse papel educacional de várias maneiras. Desde a parte exclusivamente moral e étnica, até os estudos mais elaborados e científicos. Os conventos e seminários ofertavam educação de qualidade aos futuros clérigos e mais tarde, as primeiras universidades surgiriam no berço católico.

educação adventista

Mesmo com o afastamento da ciência para com a religiosidade, ainda hoje é possível encontrar escolas e universidades que ainda pertencentes a instituições religiosas. A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma dessas instituições e mantém uma imensa rede de escolas espalhadas por aproximadamente 150 países pelo mundo.

Criada com o propósito de oferecer um ensino de qualidade para as crianças sem deixar de lado os princípios e conceitos cristãos para a formação moral e religiosa dessas, foi criada em 1875 a primeira escola adventista nos Estados Unidos. A ideia deu muito certo entre os adeptos a igreja e com o tempo se espalhando por outros países pelo mundo.

No Brasil, a primeira unidade escolar adventista foi inaugurada na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná. A partir daí, principalmente no estado de São Paulo e na região sul, as escolas adventistas ganharam grande espaço nos diversos níveis de educação – básico, médio e superior. Só no Brasil, existem cerca de 140 mil alunos matriculados nas unidades adventistas do país.

Além da aula de religiosidade voltada exclusivamente ao estudo das passagens bíblicas e da doutrina adventista, o sistema de estudos possibilita uma visão dualista que leva em consideração o saber religioso e o saber científico. Também há uma matéria específica de preparação para vida, onde os alunos aprendem afazeres domésticos e informações preciosas sobre o empreendedorismo.

Caso o leitor esteja interessado em matricular os filhos em uma das unidades adventistas, basta acessar o site da rede educacional adventista e procurar a unidade mais próxima de você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.