Ecossistema aquático e ecossistema terrestre

O ecossistema é considerado  o local onde todos os seres vivos habitam, sendo em meio biótico (sistema composto pelos seres vivos) ou abiótico (meio em que estão inseridos). Essa unidade natural é constituída de parcelas vivas, tal como micro-organismos, animais, plantas e de parcelas não vivas como a radiação solar, água, gases atmosféricos e sais minerais.

Todo tipo de ser, meio e parcela, costumam se interagir formando um sistema estável. Ao observar todo o ecossistema de forma geral, é possível dividi-lo em duas partes:

» Ecossistema aquático: compreende todas as áreas com ambientes aquáticos de água doce e salgada, tal como rios, lagos, pântanos, mares, oceanos, entre outros.

Importância do ecossistema e seus consumidores.
Exemplo de um ecossistema aquático.
(Foto: Reprodução)

» Ecossistema terrestre: compreende toda a flora, fauna, micro-organismos e o meio ambiente que são compostos por água, solo e pela atmosfera que os mantém.

Importância do ecossistema e seus consumidores.
Representação de um ecossistema terrestre.
(Foto: Reprodução)

Existem ainda os agroecossistemas que atuam dentro de uma população agrícola. Nesse caso, qualquer alteração do meio pode proporcionar grandes modificações e transformações no sistema causando um relevante desequilíbrio de todos os ecossistemas que formam a biosfera.

O ecossistema é representado por um conjunto de condições biológicas, químicas e físicas que possibilitam a vida das espécies vegetais, animais e humanas na terra. É considerado uma biocenose (conjunto de todos os organismos) que ocupa um ecótopo (determinado espaço vital).

Consumidores do ecossistema

A junção de todos os consumidores do ecossistema formam a cadeia alimentar. Eles são divididos em:

» Consumidores primários: correspondem as espécies herbívoras.

» Consumidores secundários: correspondem os animais que se alimentam das espécies herbívoras;

» Consumidores terciários: correspondem aos grandes predadores, tal como tubarões, leões e orcas;

» Decompositores: correspondem os organismos responsáveis por decompor a matéria orgânica, fazendo com que ela vire ricos nutrientes, sendo indispensáveis e disponíveis para o meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.