É permitido usar escapamento esportivo

Escapamento esportivo é proibido?

Esse é um dos assuntos mais discutidos no mercado quando se trata de troca de peças do produto, a maioria das trocas de escapamentos são feitas em motos, mas também são encontradas em carros. A lei não proíbe que o consumidor troque o escapamento normal pelo esportivo, desde que ele garanta todas as funções regulares.

As pessoas, principalmente do sexo masculino, fazem essa modificação pelo designe esportivo que o escape proporciona ao carro ou a moto, porém, outros só fazem essa troca para que aumente o barulho de seu veículo, pois os escapamentos esportivos fazem um ruido muito além do permitido pela CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

Escapamento esportivo de carro

Brulho do escapamento da multa ?

Pelo barulho dos escapes esportivos serem diferente dos normais – que vem diretamente da fábrica – e pelo seu ruido ser muito alto, aumentando e diminuindo conforme as aceleradas que o condutor faz com carro ou com a moto, os agentes de transito e até mesmo policiais aplicam multas e dão advertências nos motoristas e pilotos que fazem de um equipamento do veículo se tornar um poluidor sonoro.

O problema de excesso de multas para esses casos é que o agente ou fiscalizador de transito devem medir a altura do ruido com um aparelho específico e depois observar se o escape esportivo está fazendo sua função corretamente, se tudo isso estiver correto, dentro dos paramentos da lei, o condutor não deverá ser multado mas não é bem isso que acontece, pois nem todos fazem essa fiscalização completa, aplicam as multas somente ao ouvir o ruido alto do veículo e pronto.

Como Regulamentar o Escapamento Esportivo

Escapamento esportivo para moto

Para regulamentar o uso de escapes esportivos no mercado os fabricantes estão se esforçando cada vez mais para produzirem equipamentos que sejam capazes de respeitar as leis e cumprir as ordens e prioridades do INMETRO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.