Dúvidas frequentes sobre Educação Infantil

A Educação Infantil é um dos pontos mais importantes de inserção do indivíduo no meio do ensino aprendizagem, se fazendo como parte da educação básica, mas não é caracterizada como um critério obrigatório, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Desde o ano de 1999, o MEC (Ministério da Educação) determinou que as creches do país podem sim serem incluídas em sistemas educacionais, sendo os municípios responsáveis por esses credenciamentos, isso porque “A educação é direito de todos e dever do Estado“, como condiz uma das emendas descritas na Constituição Brasileira.

Dúvidas frequentes sobre Educação Infantil
Giz de cera.
(Foto: Reprodução)

Devido as grandes modificações e atribuições que vem sendo inseridas nessa particularidade de ensino, muitas dúvidas circundam as normativas gerais. Confira algumas delas abaixo e fique por dentro do funcionamento dessa modalidade:

Como solicitar uma vaga em instituições infantis ou creches públicas?

A petição de vagas são, geralmente, efetuadas nos centros educacionais (creches e pré-escolas). A criança será direcionada à turma correspondente com sua idade e habilidades. Caso não existam vagas, o aluno ficará na lista de espera. Se a solicitação de matrícula não for atendida, os pais ou responsáveis poderão procurar a Defensoria Pública ou o Ministério Público para que providências sejam tomadas sobre o assunto.

Com que idade os alunos ingressam em cada turma?

  • Infantil 1: 2 anos de idade;
  • Infantil 2: 4 anos de idade;
  • Infantil 3: 5 anos de idade;
  • 1° ano (antigo pré-escolar): 6 anos de idade;

Qual é a formação dos professores da Educação Infantil?

Todos os professores da Educação Infantil devem ter em seu currículo o 3° grau completo. Já os auxiliares ou estagiários, devem possuir magistério ou estar cursando Pedagogia, segundo o MEC.

Quantos alunos e auxiliares são indicados para cada turma?

  • Infantil 1: até 15 alunos para 1 professor e um estagiário;
  • Infantil 2 e 3: até 20 alunos para 1 professor e um estagiário;
  • 1° ano: até 23 alunos para 1 professor e um estagiário, quando se fizer necessário;

Observação: Na presença de alunos com necessidades especiais, mais auxiliares podem ser inseridos nas turmas.

Como são as atividades diárias da Educação Infantil?

A iniciação se dá com a recepção dos alunos pelo professor e estagiário. Brincadeiras e atividades correspondentes a idade das crianças são inseridas na grade horária, assim com o lanche coletivo, a ida ao pátio, aos banheiros, entre outros fatores. Rodas de cantigas, histórias, dramatizações, modelagens, desenhos, pinturas, dinâmicas e outras demais modalidades podem ser trabalhadas com os alunos, de acordo com o planejamento do professor responsável pela turma.

Como funciona o processo de adaptação?

Nesse momento se faz essencial a presença familiar no contexto escolar, isso porque os responsáveis, juntamente com a conjuntura da instituição, irão fazer com que a criança se sinta confiante e confortável na creche/pré-escola. Caso o aluno não se adapte tão facilmente, fique doente ou aconteça algum imprevisto, os pais poderão ser solicitados.

Como é realizada a avaliação de crianças na Educação Infantil?

As avaliações dessa categoria de alunos é efetivada por trimestres, onde os professores e auxiliares irão descrever como anda o desenvolvimento de aprendizagem de cada criança.

Quando iniciar a alfabetização das crianças?

Esse processo poderá ser iniciado desde a turma Infantil 1, porém, os métodos abordados irão variar, de acordo com a idade e o desempenho delas. O grau de dificuldade dos tipos de ensino será alterada com a elevação dos níveis de escolaridade e por isso é importante que todos se desempenhem para que os alunos consigam acompanhar o ritmo descrito pelo MEC e também pelos professores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.