Durabilidade de pneus em km

Um dos produtos mais gastos, além da gasolina, em veículos automotores são os pneus. Eles acabam se desgastando no asfalto ou na falta do mesmo e tem de ser trocados sempre que necessário. saber exatamente a durabilidade de um pneu e difícil, já que isso vai depender do modelo que você comprar e do quanto você costuma utilizar o seu veículo. Em geral na compra de um pneu é indicado a durabilidade do mesmo, mas esse número é variável.

durabilidade de um pneu
marcas TWI

A durabilidade de um pneu vai estar ligado a  calibragem. Saber calibrar o pneu e fazer-lo  durar mais é algo importante, pois todo carro vem com um manual em que a calibragem correta está informada. Isso vária de acordo com o peso e tamanho do carro. Em caminhões e ônibus se estipula o valor por velocidade. O ideal é fazer a troca por pneus novos a cada 45.000 km rodados.

Para estender a durabilidade do pneu o melhor seria fazer um rodizio a cada 5.000 ou 10.000 km rodados. Uma boa dica é sempre lembrar de calibrar o estepe. Para que o pneu dure mais, o motorista pode adotar hábitos como evitar buracos na estrada, procurar não dirigir em alta velocidade para não aquecer em excesso os pneus, evitar arrancadas, derrapagens e freadas bruscas.

Antes de comprar um pneu é sempre bom procurar saber todas as informações sobre ele, para isso você pode conferir esse artigo completo informando como fazer a leitura de um pneu, confira o link. Também não se esqueça que o balanceamento é algo importante, principalmente para carros 4×4. Para quem tem dúvidas sobre o estado do pneu de seu carro preste atenção nas marcas TWI. São pequenas marcas entre os sulcos do pneu que quando atingidas significa que aquele pneu já atingiu a vida útil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.