Durabilidade das TVs de LED

Apesar da alta tecnologia, atualmente, empregadas nas televisões, elas também ganharam um prazo de validade menor. Não que ela realmente perca a vida útil, mas com o tempo a imagem de uma televisão de LED ou até mesmo de LCD podem ser prejudicadas aos poucos. Com a perca da  qualidade, essas televisões usam um sistema baseado em pequenos cristais líquidos, chamados de pixels, os mesmos são sincronizados para reproduzirem um pequena parte da imagem. Quando todos estão juntos em sincronia formam a imagem na televisão.

duração de tv de led
Televisão de LED
(foto: reprodução)

Problemas com o LED

O que pode acontecer são várias questões decorrendo do tempo de uso e do ambiente onde se encontra a TV. Uma das coisas que podem ser alteradas é o sistema da TV de LED, às vezes ele pode precisa ser recalibrado para evitar as percas de linhas na imagem, o que pode ser uma grande dor de cabeça.

Outro problema que pode ocorrer são realmente o fim da vida  útil ou a queima de alguns pixels. Quando o pixel para de funcionar começam a surgir machas pretas na tela da televisão e outros problemas podem ocorrer com a emissão direta de raios solares, com o fechamento das saídas de ar ou devido a permanência em locais úmidos.  É preciso estar atento a tudo isso.

Tempo de vida útil

Os fabricantes atuais afirmam que as TVs tem até 100 mil horas úteis, se usadas 8 horas por dia. Mas a referência mais usada é de uma vida útil de 60 mil horas. A verdade é que raramente alguma televisão, de hoje em dia, vai durar mais que alguns anos depois da garantia. Apesar do LED ainda estar em alta é provável que no futuro as televisões 4k fiquem mais acessíveis ao mercado. Estes aparelhos apresentam uma resolução de alta qualidade e só nos resta esperar uma vida útil maior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.