Durabilidade das estruturas de concreto armado

Apesar do concreto ser a opção mais usada atualmente na construção de grandes edifícios, a verdade é que essas construções tem uma vida útil muito curta em comparação ao modo de construção, até de civilizações do passadas. É possível que daqui há mil anos os historiadores simplesmente não conseguirão explicar como era o nosso estilo de moradia, pois a mesma já terá se deteriorado há muito tempo.  Mas qual a duração de uma estrutura de concreto?

durabilidade do concreto
Construção de concreto armado
(foto:reprodução)

Durante os anos 70 houve um surto na construção civil, provocado pela necessidade de construções verticais nas cidades. O modo vertical tem sido um fator presente em várias cidades até os dias de hoje. Tais estruturas começaram a se perderem e serem abaladas há alguns anos e muitas delas tiveram que serem reduzidas a escombros. Um dos principais motivos certamente foi a pressa na construção, que pode ter deixado algumas brechas. Mas comprovadamente a construção de concreto mostrou ter uma vida útil curta.

Outros motivos que afetaram a estrutura foi a ação de agentes agressivos como o CO2, íons de cloreto, carbonatação, pressão constante, etc. Esses agentes levaram causaram a corrosão das armaduras principais do prédio, fator que se agrava principalmente em construções próximas ao mar, pois sofrem os efeitos da brisa marítima.

Estudos mostraram que construções de concreto com 20 Mpa e de 2,5 à 5,5 cm de espessura, como são feitas as atuais construções, podem durar até 50 anos, já as mais antigas com 13,5 Mpa de resistência e 1,5 cm de cobrimento, como eram feitos, podem durar de 30 à 40 anos. Apesar de ser uma construção resistente é preciso estar atento às rachaduras e fendas que são sinais de que a construção está enfraquecendo. Não existe forma de “consertar” para aumentar a durabilidade já que a região afetada é justamente a base principal da estrutura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.