Durabilidade das estruturas de concreto armado aparentes

O concreto é um material utilizável em grande escala em todo o mundo, isso porque a sua aplicação proporciona uma forma sólida, altamente resiste e durável. Seu uso pode se dar vários tipos de obras, construções, artes e muitas outras ramificações consideradas importantes para o desenvolvimento de países e sociedades.

Devido as inúmeras utilidades desse produto, sua composição se faz relativa, de acordo com as necessidades impostas pelo seu manuseador e a finalidade que ele terá. Duas das particularidades mais compradas e usadas no mercado são o concreto aparente e o armado.

O concreto aparente é aquele em que a sua superfície não recebe nenhum tipo de tratamento ou recobrimento com revestimentos cerâmicos, tinta, argamassas ou rochas ornamentais. O seu preparo possui uma grande quantidade de agregados miúdos e melhores escalonamentos granulométricos do agregado graúdo. Suas mais relevantes áreas de uso são para a construção de túneis, edifícios, pontes, viadutos e pavimentos.

Concreto aparente x Concreto armado
Representação de um concreto sólido.
(Foto: Reprodução)

Já o concreto armado, contém em seu interior, uma armadura metálica que é capaz de resistir aos esforços de tração, e o concreto que resiste aos esforços de compressão. Sua composição é obtida através de agregados graúdos, miúdos, adições minerais e aglomerados. Se faz completamente indispensável na execução de algumas peças, como lajes e vigas.

Ambas estruturas podem ser inseridas em vários locais como:

» Ambiente marinho;
» Ambiente rural;
» Ambiente urbano;
» Ambiente industrial;
» Ambientes diferenciados (como as redes de esgotos);

A durabilidade de ambos concretos (aparente e armado) e a uniformidade de cada um, irá durar de acordo com os cuidados que a construção possuir, desde a escolha do produto, até a sua utilização, etc. Para que esse período seja o mais longo possível, existem algumas recomendações ditadas por cientistas, pesquisadores e produtores dessas mercadorias, veja:

» Utilizar materiais bem selecionados para evitar agentes agressivos ao concreto na produção;

» Fazer dosagens adequada às necessidades da estrutura;

» Desenvolver projetos das peças estruturais para que facilite o lançamento e adensamento do concreto;

» Limitar a ocorrência de fissuração;

» Utilizar produtos que protegem a superfície do concreto contra a ação dos agentes agressores;

» Usar forma arquitetônica adequada para que se possa alcançar todas as partes da estrutura;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.