Dores nos olhos, cabeça e tontura

Sintomas como dores nos olhos, cabeça e tontura, são sinais típicos de fadiga ocular, principalmente se a pessoa tiver o costume de manter os olhos fixos por um longo período em algo a curta distância.

Por exemplo:

• Leitura
• Assistir TV
• Uso do computador

Dores nos olhos, na cabeça e tontura, acontecem devido à pouca quantidade lagrimal provocada por essas atividades. Outros fatores também influenciam, como as circunstâncias do ambiente, fumaças de cigarros, ar condicionado, etc.

Compreenda que as vistas tendem a ficarem mais cansadas quando são forçadas em frente ao computador ou televisão, principalmente se o ambiente estiver escuro.

Posto isto, é essencial manter as vistas em locais iluminados ao utilizar ferramentas como o computador e a TV, ou seja, em hipótese alguma force as vistas em situações parecidas.

Homem

A fadiga ocular não chega a ser considerada uma doença, mas um trauma provisório. Sendo assim, o tratamento mais eficiente é mudar os hábitos do dia a dia e repousar as vistas.

No entanto, é importante buscar o diagnóstico exato. Pois, obter a ajuda de um especialista na área é imprescindível, ou seja, o auxílio de um oftalmologista. Principalmente se surgirem sintomas mais graves como:

• Coceira
• Ardência
• Vermelhidão

Somente um oftalmologista poderá receitar um colírio de acordo com a situação de cada paciente, desta maneira, não se deve fazer o uso de um colírio por conta própria, dado que poderá ocasionar doenças graves, como catarata, glaucoma, úlceras na córnea, incluindo cegueira.

Toda pessoa que passa muito tempo em frente ao computador, principalmente as que trabalham em frente ao computador e que sentem dores nos olhos, na cabeça e tontura, devem fazer uma pausa de cinco a dez minutos a cada hora. Somente assim, os olhos terão algum descanso durante todo o dia.

Manter o monitor do computador a uma distância de 50 a 65 centímetros dos olhos é tão importante quanto inclinar a tela do computador, que deve variar de 10 a 20 graus.

Já televisões com telas de vinte e nove polegadas, devem ser posicionadas, mais ou menos, a três metros de distância da pessoa que assiste a televisão. As telas que possuem mais de trinta e quatro polegadas precisam manter uma distância mínima de cinco metros do telespectador. Portanto, a distância dependerá do tamanho de cada televisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.