Dores dentro dos ossos

É comum muitas pessoas reclamarem de dores nos ossos, propriamente dentro dos mesmos. As causas dessas dores podem variar em larga escala, sendo provenientes de inúmeras doenças do aparelho locomotor, o que repercute em dor. Fatores como as patologias ósseas, musculares, ósteo-articulares, entre outras, podem constar no diagnóstico final. Quando se trata de doença óssea pode ser ainda o resultado de uma lesão direta nos ossos – metabólica, tóxica ou traumática.

Uma causa muito frequente que gera dores nos ossos é a Periostite, uma inflamação que atinge os tecidos recobrem os ossos. A inflamação acontece devido a um esforço provocado no local em que se sente a dor, assiduamente os atletas corredores são os que mais apresentam a periostite na parte anterior da perna. Somente com a realização dos exames de cintilografia óssea ou a ressonância magnética pode se confirmar a periostite, logo se tem o parecer sobre o tratamento adequado que inclui alongamentos, medicamentos anti-inflamatórios e até compressa de gelo.

Indícios de tumores e a leucemia, câncer na corrente sanguínea também podem provocar dores nos ossos. No entanto esses problemas são facilmente detectados quando se realiza os respectivos exames comprobatórios. Quando os ossos, o líquido sinovial e os tecidos das articulações são atingidos, é sinal de infecção, podendo caracterizar uma osteomielite e/ou artrite infecciosa.

ossos doloridos
Infecções, tumores e atá a leucemia, podem causar dores no interior dos ossos.

A osteomielite define uma infecção óssea n aparte interna da médula óssea e na edemacia, causada por bactérias ou fungos. A edemacia é então pressionada nos ossos, e os vasos sanguíneos da medula comprimidos, provocando uma redução e até mesmo a interrupção de irrigação do sangue para os ossos. Pessoas que fazem diálise renal e usuários de drogas injetáveis são os mais propensos a adquirir esse tipo de infecção.

A artrite infecciosa é provocada por microrganismos infecciosos, por bactérias. A mesmas se infiltram na articulação através da corrente sanguínea, contaminando o organismo. Essa infecção pode acontecer durante uma cirurgia, após uma lesão, ou através da aplicação de injeções. Os estafilococos, o hemophilus influenzae, o vírus da imunodeficiência humana (HIV), o parvovírus, o vírus da rubéola, da caxumba e também da hepatite B são os infectantes mais banais.

Todo o procedimento como a fisioterapia, inclusos no tratamento, em geral surtem bons resultados, sendo cada vez mais bem-sucedidos. As infecções são tratadas com drogas antifúngicas e uma série de antibióticos, não persistindo. Mas quando há reincidência, o paciente corre o risco de se submeter a uma cirurgia de fusão da articulação ou mesmo a amputação do membro. Listam-se as seguintes causas para dores dentro dos ossos:

  • Câncer nos ossos;
  • Malignidade metastática, câncer quer se espalha para os ossos;
  • Emanemia falciforme, rompimento do fluxo sanguíneo;
  • Osteomielite;
  • Leucemia;
  • Infecções;
  • Lesão ou trauma;
  • Osteoporose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.