Dores após vasectomia

Vasectomia ou deferentectomia, são os nomes dados para o procedimento cirúrgico realizado por um cirurgião geral ou urologista, que deixa o homem em estado estéril através de um método comum de contracepção. É classificado como uma modalidade médica bastante eficaz, simples e segura.

A cirurgia padrão é feita através de um corte no canal deferente (tubo que carrega esperma do testículo para se tornar parte do sêmen). Depois é realizada a secção bilateral de ambos os canais deferentes, utilizando uma via de acesso mínima. Posteriormente, as bordas criadas dos canais são ligadas, amarradas ou então eletrocauterizadas, para diminuir o risco de recanalização.

Dores após vasectomia
Optar ou não pela vasectomia?
(Foto: Reprodução)

Já a cirurgia feita sem bisturi, é realizada apenas com uma ou duas pequenas aberturas na pele, provocando o mesmo processo da vasectomia tradicional, mas possibilita melhores condições de cicatrização.

Após o processo cirúrgico, mesmo que o homem continue a ter relações sexuais e ejaculações, seus sêmens não terão mais espermas, o que consequentemente faz com que ele não engravide nenhuma mulher.

Efetividade

A vasectomia, assim como nenhum dos métodos contraceptivos usados, é 100% eficaz, porém, se faz mais segura do que o uso de camisinhas de látex e outros produtos. Estima-se que o seu sucesso fique em torno de 99%.

Tempo do procedimento cirúrgico

Toda a cirurgia costuma durar aproximadamente 20 minutos, porém, a preparação e o preenchimento de fixa demora cerca de uma hora.

Dores

Os desconfortos provocados pela cirurgia costumam durar entre 2 à 3 dias, mas o paciente só deverá voltar a realizar suas atividades rotineiras após uma ou mais semanas, de acordo com as orientações do  médico. É importante que todos os cuidados ministrados sejam acatados, para que a recuperação tenha eficácia e qualidade.

Complicações

A vasectomia é uma das cirurgias existentes mais seguras na medicina, mas é importante que o paciente realize todas as suas perguntas ao médico antes da sua execução, e também forneça todas as informações verdadeiramente para o profissional. 

» Dores que duram por mais de uma semana e se fazem frequentes no cotidiano;

  • Nesses casos, o uso de medicamentos poderá amenizar o sintoma. Caso ele não desapareça, será indicado que o paciente remova o epidídimo (ducto que armazena os espermas).

» Infecção;
» Sangramentos passageiros;
» Ferimentos;
» Edema;
» Acúmulo de líquidos;
»  Síndrome da Dor pós-Vasectomia;
» Recanalização (fertilidade).

O que levar em consideração antes de fazer?

O ponto principal a se pensar e analisar é que após a realização da vasectomia, a esterilidade é provavelmente eficaz, o que não possibilitará ao homem ter novos filhos com seus genes.

Dica

Leve em consideração todos os elementos de sua vida atual, seus sonhos que almeja para o futuro, condições físicas e financeiras, entre vários outros aspectos antes de tomar essa decisão. Caso sinta necessidade, procure ajuda de um bom psicólogo para que juntos trabalhem esses fatores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.