Dores ao respirar fundo

Dores no tórax podem significar muita coisa, pode ser a causa de  um simples stress ou até de casos graves como ataque cardíaco. É muito difícil identificar algo relacionado a dor pulmonar. É preciso também saber o quadro que a acompanha. A dor no tórax ou a dificuldade de respiração ou até a ausência da mesma são vistas como situações de emergência pela medicina, portanto o atendimento deve ser imediato.

problemas relacionadores a dores na respiração
Dores ao respirar? Pode ser algo simples ou até mesmo grave, dependendo do quadro do paciente.

( foto: reprodução)

Problemas relacionados a dores no tórax

Ataque cardíaco

O ataque cardíaco ocorre quando uma artéria do coração é bloqueada e o coração não consegue mais bombear o sangue. Deixa de transportar oxigênio pelo corpo. A dor no peito é um sintoma comum do ataque cardíaco, o grande problema ocorre pelo fato dele, na maioria das vezes, não apresentar nenhum sintoma, ou o sintoma ocorrer semanas antes do ataque. É preciso, sempre, consultar o médico quando houver esse tipo de situação.

Embolia pulmonar

A embolia pulmonar ocorre quando um coagulo obstrui alguma artéria, fazendo com que o sangue pare de circular, danificando o tecido. Essa obstrução na irrigação do pulmão causa morte do tecido e provoca muitas dores, geralmente vem acompanhado de falta de ar.

Pleurisia

A pleurisia é uma inflamação na pleura. A pleura é uma fina camada que reveste todo o pulmão, ela permite o melhor deslizamento do pulmão pela caixa torácica. Quando essa camada inflama ela se torna mais grossa e rugosa, o pleurisia é muito comum em casos de pneumonia, tuberculose e tumores pulmonares. A pessoa com pleurisia costuma sentir muita dor e ter uma respiração rápida, também, é geralmente diagnosticada com febre e pode tossir bastante.

Dores da parede do tórax

De uma serie de dores comuns associadas ao tórax, essa pode ser até mesmo confundida com ataques cardíacos. É comum dores do tipo costocondrite, na qual uma pessoa com a cartilagem frágil, sente dores sobre uma região que sofre pressão. Também é comum dores musculares por traumas de maior ou menor grau, esses não são motivos de preocupação imediata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.