Dor nas pernas na gravidez

O corpo muda completamente com a chegada de uma criança, com isso as dores e incômodos por mudanças tão rápidas aparecem em um piscar de olhos. Além da dor nas costas, um dos sintomas mais frequentes são as dores nas pernas, nas panturrilhas e nos tornozelos, causados pelo aumento de peso e pelo aumento de líquido nessas áreas.

As dores mais incômodas na gravidez são nos seios, na região pélvica, nas costas, na virilha, na cabeça, nas articulações, no estômago e nas pernas, além de cólicas e enjoos que vem e vão durante todo o dia.

Massagem nas pernas

Devido a sobrecarga do sistema cardiovascular e o aumento de líquido, as pernas costumam inchar depois da segunda semana de gravidez, aumentando seu ritmo nas últimas semanas antes do parto.

O calor é um dos fatores fundamentais para a visualização dos sintomas nas pernas causados pela gravidez, que deixa a circulação do local bem mais lenta.

É indicado que nos 9 meses, a mulher evite comer alimentos muito salgados ou com muitos temperos, que tome bastante água para obter um melhor funcionamento dos rins, contribuindo ainda para que as pernas desinchem um pouco.

Exercícios para as penas

Ser sedentário não favorece nenhum ser humano, muito menos as gravidas, portanto, é necessário que exercícios físicos sejam encaixados nas atividades do dia a dia, seja ele uma caminhada, uma aula de yôga e até mesmo uma musculação, que contenha um peso adequado para a situação.

O acompanhamento médico para efetuar essas atividades é extremamente importante para que a gravidez seja sempre saudável.

Para a diminuição do inchaço das pernas e melhor circulação sanguínea, é indicado que as mulheres façam sessões de massagens com profissionais ou as façam em casa utilizando cremes hidratantes naturais, com arnica ou meias elásticas suaves de compressão. Alongamentos e repouso também são ótimas dicas para relaxar os músculos e retirar as dores.

Não é aconselhado que as mamães fiquem muito tempo na mesma posição durante o dia pois além das dores, podem causar também formigamentos, é necessário que elas se mexam conforme seu corpo avisa que a posição não está agradável.

Dica

Repouso das pernas

Com o acompanhamento de um bom nutricionista, investir em uma boa alimentação é um passo essencial, pois será muito importante para a mamãe e para o desenvolvimento do bebê, além disso, os especialistas nessa área também poderão indicar atividades para que o corpo não sofra tanto com a chegada de novos quilos e as modificações do corpo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.