Dor dentro dos olhos na gravidez

O organismo feminino passa por inúmeras modificações durante o período gestacional, para que o feto consiga crescer e se desenvolver com saúde. Um dos efeitos desse processo é o aparecimento de diversos sintomas, que se singularizam em relação a frequência, intensidade e local.

Grande parte dos sinais manifestados são taxados como “normais” pelos obstetras e ginecologistas, devido ao aumento do tamanho do bebê, o comprimento do lugar que ele se encontra, o fornecimento de nutrientes para sua evolução, entre outros fatores. Porém, alguns desses desconfortos são classificados como preocupantes e nocivos, tanto para a saúde do feto, quanto da mulher.

Dor dentro dos olhos na gravidez
Mulher grávida olhando para a sua barriga.
(Foto: Reprodução)

Dentro desse alerta, podemos destacar as alterações oculares, com relevância aquelas que duram um tempo consideravelmente elevado (mais de uma hora). Geralmente esse tipo de transtorno se apresenta através da sensação de visão embaçada, dupla, luzes e/ou pontos brilhantes, coceira, olho seco e vermelho, ardência, sensibilidade.

O que pode indicar?

Nos casos leves, as alterações são temporárias, sendo promovidas pelas variações hormonais e também pela retenção de líquido que a gravidez ocasiona ao organismo da mulher. Já em casos mais graves, a principal causa desses distúrbios é o possível aparecimento da pré-eclâmpsia.

Essa enfermidade se manifesta em pouquíssimas grávidas, com mais frequência após a 20° semana gestacional, provocando o aumento da pressão arterial e a proteína na urina, dois fatores apontados como preocupantes pelos médicos, isso porque favorece condições de uma eclâmpsia – complicação grave para a saúde do feto e da gestante.

Ajuda médica

Pelos perigos que alguns sintomas indicam, é essencial que todos eles sejam relatados nas consultas do pré-natal, mais acompanhamentos sejam marcados ou hospitais procurados sempre que os sinais se fizerem incômodos (com continuidade e intensidade).

Recomendações

» Cuide bem da sua saúde e do bebê durante toda a gestação, indo nas consultas do pré-natal, realizando os exames e as prescrições médicas, se alimentando e exercitando corretamente, etc;

» Evite ficar muito tempo na mesma posição, ter uma postura inadequada e/ou ser sedentária;

» Repouse e alongue o corpo sempre que puder;

» Coma de três em três horas, preferindo o consumo de alimentos saudáveis, promovendo desta maneira mais nutrientes benéficos para o bebê, ajudando na sua formação;

» Beba bastante líquido, com relevância nos dias mais quentes;

» Aproveite toda a gravidez, mesmo com os desconfortos, pois esse é um momento único vivido entre você e o seu filho!

Atenção!

Em relação a esses transtornos, tenha sempre em mente o ditado popular:

“Melhor prevenir do que remediar!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.