Dor de ouvido em filhote de cachorro sintomas e tratamentos

A maioria das doenças que acometem os cães (principalmente os filhotes) são muito parecidas com as que contagiam os seres humanos, tal como a dor de ouvido ou otite. Essa enfermidade é dita como uma das mais comuns nos cachorros. Elas acontecem devido a uma inflamação de um dos canais existentes dentro da orelha e se diferenciam devido ao seu grau de intensidade.

Causas

Os maiores causadores das otites caninas são os germes, fungos, bactérias e parasitas. Quando esses micro-organismos de alojam no organismo do cão, podemos observar que as suas atitudes mudam, onde eles ficam mais inquietos, cansados, estressados, sem ânimo, etc.

As anormalidades hormonais, alergias, tumores, corpos estranhos, traumas locais e diversos outros fatores também podem ocasionar a otite canina.

Observação: os cães que possuem orelhas grandes e que normalmente ficam caídas possuem maiores chances de ter dores de ouvido devido as condições propicias para a aglomeração dos micro-organismos.

Principais sintomas

Otite canina, causas, sintomas, tratamento, prevenção e dicas de higienização.
Filhote de cachorro coçando a orelha, um dos sintomas da otite canina.
(Foto: Reprodução)

É extremamente importante que o dono do cão fique atento aos sinais que ele pode dar sobre possíveis desconfortos e dores que esteja sentindo. No caso das dores no ouvido, podemos observar:

  • Coceira frequente na orelha;
  • Cheiro forte na região;
  • Ficar balançando a cabeça com frequência;
  • Dores na orelha quando são tocadas;
  • Secreção com tons marrons, amarelados ou com sangue saindo da orelha;
  • Vermelhidão;
  • Inchaço;
  • Perda de pelo ao redor da orelha;
  • Cabeça inclinada por muito tempo para um só lado;
  • Perda de equilíbrio;
  • Ficar andando em círculos;

Tratamento

É muito importante que o dono do cão fique atento a todos os sintomas (sinais) descritos acima, pois quanto mais cedo for diagnosticada a otite, menos dores o animal irá sentir e mais rápido será o seu tratamento.

O tratamento da doença deverá ser realizado através do acompanhamento de um bom veterinário, principalmente se a otite estiver em estágio avançado. Normalmente os profissionais limpam a orelha do animal e o medica por alguns dias. Nos casos mais graves, a anestesia terá que ser utilizado para que a limpeza da região seja feita.

Prevenção

Devido as dores de ouvido serem muito comuns nos cães, é muito importante que a prevenção seja realizada. A melhor forma de evitar essas dores e uma infecção generalizada é higienizar a orelha do animal. Essa limpeza pode ser feito por veterinários, em petshop’s e até mesmo em casa.

Higienização

Para limpar a orelha do cão, você deverá utilizar produtos específicos vendidos em lojas veterinárias e petshop’s e um pedaço algodão. A solução deverá ser pingada no ouvido do animal para que a cera se dilua um pouco, após algum tempo o algodão deverá ser passado dentro da cavidade para remover a sujeira. Depois de realizar procedimento, pegue um pano e seque bem toda a orelha do cãozinho.

Quando limpar?

* Animais com orelhas para cima: de 15 em 15 dias;

* Animais com orelhas grandes e caídas: pelo menos uma vez na semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.