Doenças causadas por protozoários flagelados

Protozoários são seres invertebrados, unicelulares e eucariontes que vem do reino Protista. Estes seres microscópios podem se movimentar com flagelos, pseudópodes ou cílios. Os flagelos funcionam como pequenos apêndices que permitem a movimentação dos protozoários especialmente em líquidos, por isso os flagelos protistas costumam causar mais doenças aos seres humanos e também são os mais difíceis de serem tratados.

doenças de protozoários flagelados
Protozoário flagelado
(Foto: Reprodução)

Entre as doenças provocadas por protozoários flagelados podemos citar:

Doença de Chagas

Essa doença é provocada pelo trypanossoma cruzi, ele costuma se instalar em algum inseto ( geralmente no barbeiro) e este inseto infecta outras criaturas ( principalmente os seres humanos) que afetam principalmente os músculos cardíacos, causando graves lesões. Em muitos casos a doença pode levar a morte. O tratamento vai depender da gravidade do caso, podendo ser tratado com medicamentos ou necessitando até mesmo de marcapasso para ajudar no funcionamento do coração. Em alguns casos é necessário o transplante de coração.

Leishmaniose

Uma doença provocada por protozoários do gênero leishmania, doença  que é transmitida por mosquitos sugadores de sangue. Algumas semanas após a picada os primeiros sintomas surgem como uma ferida avermelhada com crosta e purulenta, que pode aumentar de tamanho podendo ser do tipo visceral que afeta os órgãos internos e provocando diversos problemas podendo levar a morte. A doença ainda não tem cura, há apenas tratamento para amenizar os sintomas. Uma vacina tem sido estuada há algum tempo e possivelmente estará disponível nos próximos anos para combater a leishmaniose.

Giardíase

A Giardíase é provocada pelo giárdia, doença que afeta o intestino e costuma provocar reações como diarreia, cólica intestinal e perca de peso. Ela está presente em todas as regiões do mundo, a mesma é transmitida principalmente por ingestão de líquido contaminado. O tratamento é realizado exclusivamente com medicamentos como metronidazol ou albendazol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.