Doenças causadas pela água contaminada e seus sintomas

Devido ao não tratamento do esgoto e a falta de água potável em algumas regiões do mundo, muitas pessoas sofrem por estar em contato com águas contaminadas que prejudicam muito a sua saúde, deixando seu organismo com baixa imunidade, proporcionando assim ainda mais chances do indivíduo adquirir uma doença.

Esse fator descrito acima provoca cerca de 30 mil mortes diariamente em todo o mundo. As principais pessoas atingidas são as crianças, que são mais frágeis e ficam mais expostas aos riscos que a água contaminada e suas doenças impõem. Os principais motivos desses óbitos são a desidratação e uma forte diarreia causada por micróbios.

No Brasil, mais de 3 milhões de famílias ainda não possuem saneamento básico. A classe que é mais atingida por esse processo são as mais precarizadas, ditas como pobres, que mal possuem condições para o seu sustento e o de sua família.

Doenças transmitidas pela água contaminada

Cólera

É o caso mais grave da diarreia pois leva o indivíduo rapidamente a um processo avançado de desidratação. Doença causada pelo vírus Vibrio Cholerae. Ela é transmitida pela água contaminada, por alimentos contaminados e por via fecal-oral.

Seus principais sintomas são cólicas abdominais, boca seca, pouca micção, sede demasiada, sonolência incomum, cansaço, olhos fundos, pele ressecada, diarreia com odos de peixe, aumento da frequência cardíaca, entre outros.

Diarreia Infecciosa

Criança bebendo água contaminada. (Foto: Reprodução)
Criança bebendo água contaminada.
(Foto: Reprodução)

É um dos casos de diarreia grave. Causada por vários vírus, parasitas, germes e bactérias que contaminam a água.

Seus principais sintomas são cólicas, dores abdominais, febre, calafrios, náuseas, fezes com sangue, entre outros.

Esquistossomose

Essa doença é transmitida pelo parasita Schistosoma. É uma infecção conhecida como barriga d’água ou doença do caramujo devida o micro-organismo viver em águas povoadas por caramujos e contaminadas por fezes.

Seus principais sintomas são febre, calafrios, aumento do baço, do fígado, dos nódulos linfáticos, coceira, dor abdominal, vontade frequente em urinar, diarreia, sangue nas fezes e na urina, entre outros.

Hepatite A

É uma doença viral, sua transmissão se dá por via fecal-oral. A falta de higiene dos alimentos e fezes em contato com água sem saneamento é o que mais causa essa doença.

Seus principais sintomas são a icterícia, perda de apetite, náusea, dores no corpo, diarreia, vômitos, entre outros.

Leptospirose

Essa doença é transmitida na maioria dos casos pelos ratos que ficam nos esgotos. Sua urina e fezes deixadas na água que não recebem nenhum tipo de tratamento faz com que o indivíduo tenha contato direto com a água contaminada.

Seus principais sintomas são calafrios, náuseas, febre alta, vômitos, vermelhidão nos olhos, diarreia, dores no corpo, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.