Doença do carrapato sintomas cachorro

O cachorro é um animal que comumente pode adquirir carrapatos em sua pele, mas esse fato que é visto por muitos como normal, pode comprometer a saúde do cachorro. O carrapato de cão, chama-se Rhipicephalus sanguineus, que é capaz de transmitir diversas doenças infecciosas, entre elas a mais conhecida é a Erliquiose, uma doença muito séria causada por bactérias do gênero Ehrlichia.

parasita
Quanto mais cedo se começa o tratamento contra a doença de carrapato maior é a chance de cura.

A doença é mais comum em cães, mas também pode acometer gatos e seres humanos. A época do verão, é quando os carrapatos mais se proliferam, isso porque eles necessitam de muito calor e umidade para dar procedimento em sua reprodução. Ao se acoplarem no corpo do cachorro começam a infectar os glóbulos brancos do sangue, diminuindo a imunidade do mesmo, uma vez que sua defesa natural está comprometida.

Quando o cão está infectado ele começa apresentar alguns sintomas que variam de acordo com as 3 fases da doença:

  • Fase aguda – febre, perda de peso, falta de apetite, vômitos e tristeza, podendo apresentar sangramento urinário, nasal, manchas avermelhadas na pele e dificuldade para respirar. Nessa fase o animal pode transmitir a doença;
  • Fase subclínica – não é apresentado nenhum sintoma clínico, porém, há alterações nos exames de sangue. Em casos raros o cão pode apresentar inchaço nas patas, mucosas pálidas, sangramentos, e até mesmo cegueira.
  • Fase crônica – apresenta abdômen sensível e dolorido, aumento do fígado e do baço, pequenas hemorragias e edemas. A doença começa a comprometer o sistema imunológico, acarretando infecções secundárias como diarreias, problemas de pele e pneumonias.
cachoro infectado com carrapato
Alguns dos sintomas evidentes da doença de carrapato é a tristeza e o desânimo do animal.

tratamento pode ser realizado em qualquer uma das fases, sendo utilizado medicamentos com mais evidência os antibióticos como a Doxiclina.

No entanto se faz necessário complementar o tratamento realizando a transfusão de sangue ou soro, isso de acordo com o estado do animal. O período de 20 dias a 8 semanas é prazo que dura todo o tratamento, mas as variáveis do diagnóstico, e o quadro de sintomas podem influenciar no prazo no tratamento.

A melhor forma de manter o cachorro longe da Doença do Carrapato é prevenindo contra a mesma, mantendo a higiene do animal, desinfetar o ambiente que vive, usar produtos carrapaticidas adequados e verificar se há presença de carrapato no cão ou em cachorros que possam ter contato.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.