Fc Noticias » Novidades » Doença do carrapato sintomas cachorro

Doença do carrapato sintomas cachorro

Carrapatos podem causar danos quase irreversíveis em um cachorro, por isso,o animal deve ser mantido limpo longe de ambientes que possam propiciar o surgimento desses parasitas. Veja no artigo como a Doença de carrapato atinge o cão.

     

O cachorro é um animal que comumente pode adquirir carrapatos em sua pele, mas esse fato que é visto por muitos como normal, pode comprometer a saúde do cachorro. O carrapato de cão, chama-se Rhipicephalus sanguineus, que é capaz de transmitir diversas doenças infecciosas, entre elas a mais conhecida é a Erliquiose, uma doença muito séria causada por bactérias do gênero Ehrlichia.

parasita

Quanto mais cedo se começa o tratamento contra a doença de carrapato maior é a chance de cura.

A doença é mais comum em cães, mas também pode acometer gatos e seres humanos. A época do verão, é quando os carrapatos mais se proliferam, isso porque eles necessitam de muito calor e umidade para dar procedimento em sua reprodução. Ao se acoplarem no corpo do cachorro começam a infectar os glóbulos brancos do sangue, diminuindo a imunidade do mesmo, uma vez que sua defesa natural está comprometida.

Quando o cão está infectado ele começa apresentar alguns sintomas que variam de acordo com as 3 fases da doença:

  • Fase aguda – febre, perda de peso, falta de apetite, vômitos e tristeza, podendo apresentar sangramento urinário, nasal, manchas avermelhadas na pele e dificuldade para respirar. Nessa fase o animal pode transmitir a doença;
  • Fase subclínica – não é apresentado nenhum sintoma clínico, porém, há alterações nos exames de sangue. Em casos raros o cão pode apresentar inchaço nas patas, mucosas pálidas, sangramentos, e até mesmo cegueira.
  • Fase crônica – apresenta abdômen sensível e dolorido, aumento do fígado e do baço, pequenas hemorragias e edemas. A doença começa a comprometer o sistema imunológico, acarretando infecções secundárias como diarreias, problemas de pele e pneumonias.
cachoro infectado com carrapato

Alguns dos sintomas evidentes da doença de carrapato é a tristeza e o desânimo do animal.

tratamento pode ser realizado em qualquer uma das fases, sendo utilizado medicamentos com mais evidência os antibióticos como a Doxiclina.

No entanto se faz necessário complementar o tratamento realizando a transfusão de sangue ou soro, isso de acordo com o estado do animal. O período de 20 dias a 8 semanas é prazo que dura todo o tratamento, mas as variáveis do diagnóstico, e o quadro de sintomas podem influenciar no prazo no tratamento.

A melhor forma de manter o cachorro longe da Doença do Carrapato é prevenindo contra a mesma, mantendo a higiene do animal, desinfetar o ambiente que vive, usar produtos carrapaticidas adequados e verificar se há presença de carrapato no cão ou em cachorros que possam ter contato.

 

Textos Relacionados:


Quer comentar ?