Doença de Wilson sintomas e tratamento

A doença de Wilson é patológica e é progressiva, o que indica que pode ser fatal á saúde corporal e mental, por isso é super importante que o diagnóstico seja feito o mais depressa possível. Ela é caracterizada por uma alteração genética do organismo, na qual ocorre um aumento excessivo de cobre em toda estrutura corporal. 

No início da doença, o cobre se acumula no hepatócito – que são as células encontradas no fígado – e depois se aglomera em outros tecidos e órgãos. Os mais afetados quase sempre são as partes cerebrais, as córneas o sistema renal. Essa anormalidade é rara e atinge igualmente as meninas e os meninos.

O cobre é um dos nutrientes que encontramos nos alimentos e é tão essencial quanto os micro e macro nutrientes, mas deve ser consumido em pouca quantidade para não causar alterações no organismo.

O acúmulo desse mineral pode acontecer desde o nascimento da criança, com isso pode ser que ocorra grandes comprometimentos com a saúde cerebral e do fígado, causando anomalias hepáticas e sintomas psiquiátricos e neurológicos, afetando a sua normalidade mental. 

Diagnóstico

O seu diagnóstico pode ser realizado por meio de exames clínicos, bioquímicos e através de uma avaliação do histórico genético familiar. Quanto mais cedo na doença é descoberta, mais fácil se torna o tratamento. Em muitos casos, quando esse diagnóstico acontece tardiamente, os pacientes são muito afetados e por vezes não conseguem sobreviver.

Sintomas

Doença de Wilson

* Vômito com sangue;

* Perda de peso excessiva;

* Dificuldade em engolir, falar e caminhar;

* O abdômen fica inchado;

* Esplenomegalia;

* Tremores e espasmos nos músculos;

* Icterícia;

* Alterações psicológicas;

* Perda de apetite;

* Fadiga crônica;

* Falta de coordenação.

A primeira alteração que é capaz de ser visualizada é a presença de um anel em volta da córnea – na parte não branca dos olhos.

Anel em volta da córnea
Anel em volta da córnea

Tratamento

Se o tratamento for realizado de forma correta, os sintomas e a doença podem regredir e serem revertidos.

* Medidas alimentares – para controlar o consumo de cobre;

* Tratamento fisioterapêutico;

* D-Penicilamina;

* Transplante de fígado ortotópico;

* L-Dopa;

* Trientina;

* Acetato de zinco oral;

* Tetratiomolibdato.

Dica

Sessões de terapia podem ajudar muito o paciente. O acompanhamento com um psicólogo e com um psiquiatra é muito importante, mas é essencial o apoio e o carinho da família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.