Doença de Crohn sintomas

A doença de Crohn caracteriza uma enfermidade inflamatória que maneira crônica que atinge o sistema digestivo, afetando especificadamente o cólon e o íleo terminal, parte inferior do intestino delgado. Por ser tratar de um processo infecciosos, acaba comprometendo de forma invasiva todas as camadas da parede intestinal. Apesar de não existir uma definição sobre a causa da doença, muitos especialistas afirmam que esteja ligado a uma defasagem do sistema imunológico.

Fatores genéticos, ambientais, dietéticos ou infecciosos também podem estar associados, embora não tenha sido encontrado nenhum gene específico nos pacientes com a doença, que possa ser transmitido para outra, o que também a define como não genética. A manifestação da doença de Crohn acontece de maneira proporcional tanto em mulheres, como em homens, com maior incidência na altura de idade entre os 20 e os 40 anos.

Doença de Crohn
A Doença de Crohn é um fator de risco para o câncer de intestino.

Os sintomas da doença são variáveis e semelhantes aos comuns problemas de intestino. Causa diarreia com ou sem muco e sangue, febre, cólica abdominal, perda de peso, de apetite, enfraquecimento devido a falta de absorção dos nutrientes. Esse incômodos intercalam entre períodos graves e leves, mas, em geral, as pessoas com a inflamação, conseguem viver ativamente e não afeta seu sistema produtivo.

Outros sintomas podem surgir na medida em que a doença se agrava sem que tenha sido realizado um tratamento adequado. São complicações indiretamente ligadas a doença de Crohn – lesões de pele, dores articulares, aftas, nódulos dolorosos, inflamação dos olhos e até mesmo pedras nos rins. A obstrução intestinal é uma das complicações mais graves, pois causa fissuras no intestino o qual irá drenar para outros regiões.

Exames de sangue, de imagem e a análise do histórico do paciente podem auxiliar no diagnóstico da doença. O tratamento consiste no uso de medicamentos como a ulfasalazina e os corticóide, mas são aplicados de acordo com a fase de evolução em que a doença se encontra. A intervenção cirúrgica, também pode ser feita, mas é melhor indicada para os quadros graves de doença perineal, hemorragias e obstrução intestinal. A qualquer sinal de alterações nos hábitos intestinais, é preciso consultar um médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.