Documentação necessária para o FIES 2014

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior – FIES, um programa feito a partir da iniciativa do Governo Federal utilizando o MEC e Caixa Econômica, foi desenvolvido para promover o custeamento dos estudantes universitários e de pós-graduação. É feito portanto, um financiamento do valor do curso, e o estudante realiza o pagamento somente quando terminar os estudos, de maneira simples e com prestações confortáveis.

Pode se candidatar ao Fies 2014, todo aqueles estudantes que estiverem regularmente matriculados em instituições privadas de ensino superior e que estejam cadastradas no programa. Por ser operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, todo o processo relacionado ao Fies é realizado pela internet, através do site – http://sisfiesaluno.mec.gov.br, como forma de garantir a facilidade de acesso, comodidade e eficácia.

Na página oficial, o solicitante do financiamento deverá realizar um pequeno cadastro, onde irá informar CPF, data de nascimento, e-mail, e uma senha de até 10 caracteres, além de inserir o código de verificação. Após essa fase, será encaminhado um link de validação no e-mail do candidato que irá fazer a sua ativação ao clicar no mesmo. Ao retornar a página, serão necessários incluir todos os dados solicitados como o tipo de curso que pretende, duração, valor e etc.

fies 2014
FIES

Após feita a inscrição, o estudante deve se dirigir a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino em que está matriculado, para que seja realizada a validação das informações prestadas. É necessário encaminhar vários documentos, tais como:

Documentos de identificação do estudante e dos membros de seu grupo familiar:

  • Carteira de Identidade; Carteira Nacional de Habilitação; Carteira Funcional de classe dos profissionais; Identidade Militar; Registro Nacional de Estrangeiros – RNE; Passaporte emitido no Brasil; CTPS – Carteira do Trabalho e Previdência Social.
  • Comprovantes de residência: Contas de água, luz, telefone, contrato de aluguel, guia ou carnê do IPTU e etc.

Comprovantes de rendimentos:

  • Assalariados – Três últimos contracheques, no caso de renda fixa e CTPS registrada e atualizada.
  • Extrato da conta vinculada do trabalhador no FGTS referente aos seis
  • últimos meses.
  • Atividade rural – Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita.
  • Aposentados pensionistas – Três últimos comprovantes de recebimento de aposentadoria ou pensão.
  • Autônomos e Profissionais liberais – Guias de recolhimento ao INSS dos três últimos meses, compatíveis com a renda declarada.
  • Sócios e dirigentes de empresas – Três últimos contracheques de remuneração mensal.

Outros itens requisitados podem sere conferidos no guia de documentos. Lembrando que é preciso de outra documentação para ser levada na instituição bancária, desde que os documentos apresentados à CPSA sejam aprovadas. São os documento abaixo:

Documentos do aluno:

  • Documento de identificação e CPF, no caso de menor de 18 anos de idade não emancipado, CPF do seu responsável;
  • Certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;
  • Comprovante de residência;
  • Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) emitido pela CPSA;
  • Termo de concessão ou de atualização do usufruto de bolsa parcial do ProUni, quando for o caso;

Para conseguir realizar o financiamento, é preciso apresentar um fiador, o qual garantirá o pagamento. Portanto é preciso apresentar os documentos do mesmo: Documento de identificação, CPF, Certidão de casamento, e os mesmos documentos de identificação do cônjuge, se for o caso; comprovante de residência e de rendimentos. Esses documentos devem ser apresentados na instituição dentro do prazo de 10 dias após a realização dos demais processos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.