Divisao anatômica do pulmão

Os pulmões são órgãos do sistema respiratório que tem como funções primazes oxigenar o sangue e eliminar o dióxido de carbono do organismo. Nós só conseguimos parar a respiração por alguns segundos, isso acontece porque o CO2 é tóxico para nossas células e sua concentração aumenta rapidamente, forçando ao bulbo a emitir comandos nervosos para que você volte a respirar novamente. 

No processo de respiração pulmonar o Oxigênio presente no ar é capitado por nossas narinas e chega até os pulmões, na expiração o ar que estava contido dentro do corpo sai como gás carbônico, essas trocas gasosas porem só são possíveis devido ao movimento de contração e relaxamento do músculo diafragma.

pulmões
O Pulmão é responsável por realizar as trocas gasosas entre o corpo e o ambiente

Os dois pulmões são órgãos de forma piramidal e esponjosos, com grandes propriedades elásticas  medindo aproximadamente 25 cm e pesando 700 g cada um. Estão contidos dentro da cavidade torácica se estendo desde um pouco acima da clavícula até próximo ao externo. O pulmão direito é mais espesso do que o esquerdo, isso porque é formado por três lobos,  contudo  é um tanto mais curto devido a localização do figado. O pulmão esquerdo conta com uma depressão para comportar o coração ( incisura cardíaca).

O pulmão apresentam três faces, a Face Costal, a Face Diafragmática e a Face Mediastínica. A Face Costal está direcionada para superfície interior do caixa torácica e convexa e lisa. Já a Face Diafragmática é cocava para poder se estear sobre a capsula diafragmática.E a Face Mediastínica concavada onde se encaixa o coração.

O Pulmão direito possui três lobos seccionado por duas cissuras, enquanto o pulmão direito apresenta apenas dois lobos separados por uma cissura oblíqua. No víscera esquerda também se encontra a língula do pulmão. Anatomicamente o órgão pode ser subdivido em seguimentos, são eles:

pulmão
Anatomia dos pulmões

Pulmão Esquerdo

* Lobo Inferior: basal anterior, basal lateral, basal medial, basal posterior e apical.

* Lobo Superior:lingular inferior,  lingular superior,  Apicoposterior e  anterior.

Pulmão Direito

* Lobo Inferior:basal anterior, basal lateral, basal medial, basal posterior e apical.

* Lobo Médio: lateral e medial

* Lobo Superior:posterior, anterior e apical

Ambos os pulmões são revestido pela Pleura, uma membrana serosa formada por dois folhetos, o visceral e o parietal, entre eles existe uma um pequeno espaço, lubrificado que facilita o deslisamento evitando o atrito. Pode ser encontrada estruturas semelhantes em outras cavidades corporais, com é o caso do peritônio na região do coração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.