Ditadura Militar no Brasil 1964 a 1985

Governo Militar de 1964
Tanques Militares nas ruas, figuram a repressão

No dia 1 de Abril de 1964, através de golpe militar, é deposto o presidente João Goulart e sobe ao poder o Marechal do Exército  Humberto de Alencar Castelo Branco, com ele dá-se início a ditadura que perduraria pelos 21 anos seguintes, marcada pela forte censura,  perseguição a aos opositores e inexistência de direitos democráticos.

Até pouco tempo os pesquisadores concordavam que o movimento militar que derrubou Goulart tinha sido puramente nacionalista, mas, recentemente a abertura de alguns documentos militares pelo governo dos EUA, mostraram a forte influencia Norte Americana instauração do regíme ditatorial no país. Analisando a questão de um ponto de vista mais amplo vemos que o mundo passava nesse momento pela embate conhecido como Guerra Fria, as principais potências envoltas nessa querela era URSS, que defendia um regime socialista,  e o EUA, na visava disseminar sua influência capitalista pelo nações. No Brasil, rumores chegaram até os ouvidos do Tio San sobre uma aproximação do de Goulart com os ideais soviéticos, Jango ainda fomentava a industria do suco de laranja, havia nacionalizado o petróleo e dificultado a saída de capital estrangeiro, essas sanções afastavam cada vez mais os brasileiros da tutela americana.

Os EUA tinham uma série de argentes da CIA infiltrados no Brasil, o principal elo de ligação entre os golpistas nacionais e os insatisfeitos internacionais era a amizade entre Castelo Branco e   Vernon Walters, membro de alta patente na inteligência dos Estados Unidos. Embora tenha não sido necessária a colaboração bélica americana, pois, Jango optou pela rendição, ela estava a postos se caso precisasse ser acionada.

Quando Castelo Branco assume as rédeas da nação logo impõe ao povo algumas medidas, mais conhecidas como Atos Institucionais, neles o ditador ordenava a cassação de mandatos políticos, a neo polarização do poder em dois partidos o ARENA e o MDB, eleições indiretas, negação dos direitos do povo, entre outras. O próximo ditador a assumir a nação foi  o Marechal Costa e Silva, governo marcados pela forte repressão a resistência, e ainda  promulgação do AI 5 que assume o caráter ditatorial do poder no país. Emílio Garrastazu Médici foi o ditador seguinte, e é convencionalmente citado como o mais linha dura que comandou o país, já que segregou ainda mais a população com a censura a qualquer forma de liberdade. No ano de 1974 assume o General Geisel, nesse período há um afrouxamento na mão de ferro, consumada pela dissolução do AI 5, o último militar a ascender ao poder foi  João Batista Figueiredo, nesse período surge o movimento das Diretas Já.

Em 1985 é eleito indiretamente o presidente Tancredo Neves, que morreu poucos dias após ser nomeado presidente da república, em seu lugar assume o Estado o Vice- Presidente José Sarney e tem se o fim propriamente dito do Governo Militar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.