Dislexia significado

A dislexia é um problema de saúde que uma criança adquire assim que nasce, o mesmo é identificado como um dos muitos distúrbios de aprendizagem, porém mais específico de origem constitucional que caracteriza a dificuldade em decodificar palavras que seriam consideradas simples para cada fase da vida. Sendo assim, demonstra também um déficit relacionado ao processamento fonológico.

O transtorno genético e hereditário, pode estar associado a produção excessiva de testosterona pela mãe durante a gravidez, que ao longo acomete a pessoa, apresentando várias dificuldades nas formas distintas de linguagem, incluindo a leitura, a dificuldade de escrita e ainda a de soletração. Essas dificuldades não são ligadas à idade e a outras dificuldades acadêmicas cognitivas, pois não considerados como resultado de distúrbios relacionados ao desenvolvimento sensorial.

Dislexia - transtorno de aprendizado.
A dislexia pode comprometer a capacidade de aprendizado das palavras.

A dislexia pode comprometer representativamente, a capacidade de aprender a escrever e a ler, assim como fazer correção ou compreensão de textos. Os graus de dificuldade são variados, embora todos os portadores desse defeito congênito possuem grande complicação para manter a memória fonêmica, ou seja, não conseguem associar às letras aos fonemas.

Os sintomas do distúrbio pode ser observado na dificuldade de leitura, na escrita e soletração, por isso é mais evidente na fase de alfabetização. O entendimento de textos, a identificação de fonemas, rimas, tabuada, o conhecimento de símbolos e conceitos matemáticos junto a organização temporal e espacial e coordenação motora se tornam tarefas de extrema dificuldade.

Ao fazer o diagnóstico, que comumente é realizado por uma equipe formada por médicos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos e neurologistas, o paciente é encaminhado para o serviço de acompanhamento para realizar o tratamento adequado. Como o transtorno ainda não obtém uma cura, a pessoa portadora de dislexia vai sendo orientada com os profissionais de saúde para que possa superar essas dificuldades de aprendizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.