Discopatia cervical sintomas e tratamento

Um dos grandes problemas que o ser humano costuma ter ao longo de sua vida está relacionado a coluna. A medida em que se envelhece, os discos localizados entre as vértebras, naturalmente sofrem com um processo de desgaste. Vão perdendo parte de sua capacidade amortecedora, e um pouco de um importante líquido que acaba gerando a diminuição da espessura dos discos e a distância entre as vértebras.

Dores nas Costas ?

O encurtamento da distância entre as vértebras que representam a estabilidade da coluna vertebral, vai ser compensada pelo próprio organismo, que cria pontes ósseas entre uma vértebra e oura, chamadas de Osteófitos, que por sua vez causam uma pressão nas raízes nervosas ou medula, e por consequência, gera muitas dores, além de comprometer a função do nervo afetado.

discopatia
A Discopatia cervical surge devido complicações nas vértebras.

Todo esse processo é denominado como Discopatia Degenerativa Cervical, que se manisfesta através de sintomas semelhantes aos de uma doença reumática e Espondilite Anquilosante. A Discopatia não é denominada propriamente como uma doença, pois o termo enumera as alterações normais que os discos intervertebrais sofrem com o envelhecimento do corpo. Algumas pessoas não sentem nada, mas a maioria se queixam de incômodos diferenciados.

Essas alterações que ocorrem nos discos podem resultar em dores no pescoço, costas, osteoartrite, região lombar como a hérnia de disco, protrusão discal e artrose da coluna, dormências e dores das mais severas às mais incapacitantes. As dores nas costas e na região do pescoço são mais comuns, contudo, todos os sintomas irão variar de acordo com cada pessoa e o local onde a coluna vertebral está afetada.

Quando acomete o disco afetado na região do pescoço, podem surgir sintomas de dores cervicais e até mesmo no braço. Já na coluna inferior, pode-se incluir sintomas de dores lombares, nas pernas e nas nádegas. Independente da região afetada, a dor que característica da Discopatia, tende a ser mais intensa quando o indivíduo realiza movimentos de extensão da coluna.

Se abaixar para amarrar calçar um sapato, ou se esticar para alcançar algo em um local mais alto acaba gerando dores. O diagnostico para detectar a Discopatia é feito através dos exames de tomografias computadorizadas, radiografias e ressonância nuclear magnética da coluna vertebral. A partir de então, o médico responsável avalia o melhor tratamento para o problema.

O uso de compressas frias ou quentes, além de medicamentos anti-inflamatórios, são eficientes no tratamento, pois são capazes de diminuir o desconforto. O médico ainda poderá recomendar outros tratamentos como a fisioterapia e alongamentos, em alguns se faz necessário utilizar a intervenção cirúrgica, mas isso depende da gravidade e necessidade de cada paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.