Direitos humanos – conceitos e evolução histórica

Os Direitos Humanos surgiu para que todos os cidadãos tivessem os mesmos deveres e obrigações sobre as leis, para possuir o poder de sua liberdade e igualdade. Os capitalistas e soberanos sempre tiraram proveito dos menos favorecidos, por não mais aguentar essa situação a classe trabalhadora foi atrás de entidades, formando grupos e lutaram para que essa diferença fosse excluída, mesmo que não fosse por inteira.

Criado para que nenhum ser humano fosse discriminado ou oprimido, sem observar sua cor, raça, gênio, cultura, etnia ou sua orientação. Os Direitos Humanos tem por dever defender a liberdade e a igualdade do cidadão, em âmbito político, civil, econômico e social. Fazendo valer as leis e aplicando punições para quem a desacate.  Direitos Humanos - Onde ?

1945

As reivindicações dos Direitos Humanos surgiu cerca de 1945, logo no fim da Segunda Guerra Mundial, para acabar com as injustiças que os cidadãos sofreram nas guerras e em períodos anteriores, como na Idade Média, na época da escravidão. A discriminação social a partir desse momento já não poderia mais ser superada e esquecida como era de costume acontecer, a partir desse instante países se uniram para que acabassem com as atrocidades que violentavam as classes menos favorecidas.

1946

Os pedidos feitos em relação aos Direitos Humanos foram entregues na primeira Assembléia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) em 1946.

1947

A ONU entregou as suas opiniões e suas solicitações a Comissão dos Direitos Humanos que começou a formular leis para que os direitos dos cidadãos não fossem apenas nacionais, que também fossem internacionais. Um grupo formado por oito países, tendo com líder a ex mulher do presidente Franklin, Eleonor Roosevelt.

1948

Em 1948 foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, depois de muitas reuniões, com participações de vários países, várias instituições que apoiavam essa classe desfavorecida e prejudicada que sofreu por muitos anos as margens dos capitalistas.

110707_world_unity_hands

Curiosidades

* No ano de 2013, a Declaração dos Direitos Humanos faz 65 anos, considerado um ano muito importante pelas lutas sociais que nunca podem parar;

* O atual presidente da Comissão dos Direitos Humanos do Brasil é o deputado Marcos Feliciano, que está sendo acusado e oprimido por praticar atos de desigualdade perante os cidadãos, com preconceito e descriminalização;

* A Ministra da Secretária dos Direitos Humanos da Presidência da República é a Maria do Rosário, que vem militando desde sua época de faculdade em prol do direito do cidadão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.