Diferentes tipos de moradia palafita

Todo ser humano precisa de moradia, o nome que damos para essa moradia é casa, ou seja, um lar onde as pessoas moram, sozinhas, com seus familiares ou com outras pessoas.

Independente disso, o importante é ter uma casa para morar, somente assim, as pessoas poderão descansar, se alimentar, guardar suas coisas e é claro, se proteger tanto do sol, quanto da chuva.

No entanto, existem pessoas que não possuem condições de ter a sua própria casa, já outras pessoas tem condição financeira suficiente para ter uma ou mais casas. Além disso, existem os aluguéis e diversas formas de moradia, por exemplo:

• Condomínios luxuosos
• Barracos
• Casas de pau a pique
• Alvenaria
• Edifícios

Não podemos deixar de falar especialmente das moradias de palafitas, mais conhecidas como um sistema de construção para evitar que as casas sejam levadas pela correnteza dos rios.

Moradia palafita

Posto isto, moradias de palafitas, são mais comuns em áreas tropicais e equatoriais de alto índice pluviométrico, ou seja, encontram-se em regiões mais alagadiças, logo, a função das palafitas é proteger as casas dessas inundações.

Desta maneira, estacas de madeira são usadas para a construção desse tipo de moradia, principalmente nas margens dos rios, como na Amazônia, áreas da Baixada Fluminense e do Pantanal do Brasil.

Além disso, existem bairros que possuem moradia de palafitas, por exemplo, Alagados na Bahia e em São Vicente, SP, perto das imediações da ponte do mar pequeno. Essa moradia também é encontrada em países como a África e Ásia

Origem da palafita

Estima-se que a palafita tenha sido originada no período neolítico, dodo que no lago de Zurique, na Suíça, foram descobertas palafitas da pré-história no século XIX. Essas palafitas também foram encontradas em lagos e regiões pantanosas da Itália, Alemanha e França.

Algumas regiões, usam não só as palafitas para a construção, mas também o barro, palha, madeira e ramos trançados no piso para o revestimento de argila, para que seja possível usar o fogo em seu interior. Compreenda que inundações são evitadas quando plataformas são montadas na base sobre caibros e estacas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.