Diferencial de um muro de arrimo

A maioria dos lotes são fechados com muros para proporcionar uma melhor estruturação ao lote, o privando do meio externo. Eles são compostos de diversos materiais, onde cada um deles é indicado para um tipo de terreno e solo.

O mudo de arrimo possui um grande diferencial,  além de isolar o terreno do meio externo, consegue aderir e realizar a contenção da terra, sendo flexível a todo tipo de inclinação do lote (sendo ela aclive ou declive).

Como são construídos?

Benefícios do muro de arrimo
Muro de arrimo construído com gabiões.
(Foto: Reprodução)

A construção do muro de arrimo pode ser realizada com:

» Blocos estruturais de cerâmica;

» Blocos de concreto;

» Blocos de perfis metálicos;

» Pedras;

» Gabiões;

» Solo-cimento.

Devido o muro de arrimo conseguir suportar um peso demasiado de terra, é necessário que toda a sua estrutura seja calculada com muita precisão, para que a curto, médio ou longo prazo não aconteça um colapso do muro, principalmente em épocas de chuva, onde a terra fica encharcada e mais pesada que o normal.

Cuidados

É importante que o muro de arrimo possua um sistema de drenagem para retirar a água que fica atrás dele nos períodos de chuva. Os drenos devem levar as águas para as laterais ou para a parte frontal do muro. É essencial que um bom arquiteto ou engenheiro acompanhe a construção de toda essa estrutura.

Dica: Passe impermeabilizantes nos muros, principalmente na parte de trás, assim a drenagem será mais eficaz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.