Diferença entre massa branca e cinzenta

O tecido nervoso é muito importante para o corpo, pois, é responsável por realizar as trocas de informações no cérebro, de maneira rápida e eficiente, onde consegue controlar e comandar várias partes do organismo. Os neurônios são responsáveis por conduzir todos esses impulsos elétricos, sendo divididos entre os efetores, receptores e os de conexão ou mistos.

Os neurônios não conseguem se distribuir de forma igual dentro do tecido nervoso, devido a isso ocorre uma divisão entre suas massas no cérebro.

Particularidades de um neurônio
Estrutura de um neurônio.
(Foto: Reprodução)

Massa cinzenta

Os dendritos (arborizações locais) e  os corpos celulares dos neurônios, (corpo que abriga o núcleo da célula), se agrupam em algumas partes do corpo, tal como em algumas regiões da médula espinhal e do encéfalo, por isso possuem uma cor mais intensa, no caso, a massa denominada como cinzenta.

Essas substâncias podem ficar acumuladas em camadas (chamadas de córtex), dispersas sem nenhum tipo de organização (formação reticular) ou em aglomerados globosos (núcleo).

É responsável por controlar o sistema muscular e a percepção sensorial dos indivíduos, tal como a fala, a visão, a audição, as emoções, a memória, entre outros.

Massa branca

 Grande parte do tecido nervoso contém axônios de neurônios. Quando  sua maioria é revestida por mielina, sua coloração se modifica tornando bastante esbranquiçada, sendo denominada então de massa branca.

Na parte central do sistema nervoso, os feixes de axônios são chamados de fascículos ou tratos e na sua parte mais periférica, são classificados como nervos.

É responsável por transmitir diferentes mensagens de forma rápida dentro da massa cinzenta, fazendo assim com que os comandos sejam respondidos em um curto espaço de tempo.

Diferença entre a substância branca para a cinzenta.
Divisão das substâncias neurológicas.
(Foto: Reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.