Diferença de Chopp e Cerveja

Há algo que pelas bandas no Brasil não podemos negar: o brasileiro é fã de uma cerveja gelada. Como o Chopp é bem parecido com famosa loira, também entra na lista das bebidas favoritas entre o povo daqui.

chopp gelado

Porém, apesar de serem parecidas, cerveja e chopp costumam apresentar sabores diferentes ao paladar, mesmo que se diga ser a mesma coisa. Apesar da coloração idêntica, do grande colarinho e textura especificamente parecida, ambas possuem diferenças centrais em seu modo de produção que afetam seu sabor no fim das contas.

Diferenças entre Cerveja e Chopp

Muita gente diz que a principal diferença entre o chopp e a cerveja, é que o chopp não é pasteurizado antes de ser engarrafado, algo que mantem o sabor diferenciado. Porém, essa diferença, apesar de clara e explicativa, não abarca todas as questões referentes ao sabor, visto que hoje em dia, muitos barris de chopp contém o líquido pasteurizado.

É claro que o processo de pasteurização faz toda a diferença. Um barril de chopp não pasteurizado dura entre 15 a 30 dias no máximo e depois não estará mais próprio para o consumo. A cerveja enlatada por sua vez, dura entorno de 6 meses sem perder o sabor característico. Não só isso, a cerveja em lata possui acidulantes, antioxidantes e conservantes que mudam seu sabor para que se mantenha consumível por mais tempo.

O chopp não leva  nenhum desses, por isso seu sabor é mais “puro”. Além disso, a circulação da bebida pelas serpentinas da choperia acaba por proporcionar uma considerável perda de CO2, o que deixa a bebida menos ácida, proporcionando um sabor menos amargo que o da cerveja. Por essa razão, o chopp tem a fama de ser “mais doce”.

Conclusões

Sim, há diferença. Enquanto a cerveja pilsen enlatada passa por um processo de pasteurização e de adição de componentes acidulantes, antioxidantes e conservantes, o chopp passa apenas pelo processo de pasteurização ou, dependendo da fabricação, não passa nem nesse processo.

A circulação pelas serpentinas e outros processos proporcionam a perda de CO2 que diminuem a acidez da bebida, tornando-a menos amarga que cerveja. Mesmo assim, apesar dessas diferenças fundamentais, a maioria tem o costume de dizer que “a diferença só até o segundo copo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.