Dicas para projetar uma cozinha

A cozinha vem se tornando um ambiente cada vez mais decorado nas residências de todo o país, tendo como principal razão os inúmeros adereços, móveis, tinturas e produtos que podem ser dinamizados pelo cômodo, proporcionando mais conforto e praticidade aos integrantes da casa.

Esse processo não é tão simples quanto pensamos, muitos fatores estão envolvidos nessa articulação, não importando se seu modelo será mais aberto ou fechado, os cuidados são basicamente os mesmos. Por isso, é essencial ser bastante criativo, atencioso e organizado.

Todo o projeto deve ser executado em cima de necessidades, como quantas pessoas morarão na casa/apartamento, se receberão muitas visitas ou não, se cozinham com frequência, se possuem muitos ou poucos móveis, se gostam de muito espaço, entre outras particularidades.

Para ajudar nisso, confira a seguir alguns pontos bases que não podem ser deixados de lado nessa projeção:

⇒ 1. Contrate um bom profissional, coloque todas as ideias que possui e peça dicas para ele, assim conseguirá montar algo bem legal, prático e ao seu estilo.

Dicas para projetar uma cozinha
Cozinha rústica com móveis de madeira.
(Foto: Reprodução)

⇒ 2. Planejem de várias maneiras como poderão ficar encaixados todos os móveis e eletrodomésticos (caso queira mudá-los de lugar), para que assim consigam fazer uma melhor articulação da rede elétrica, hidráulica e os pontos certos para a colocação das tomadas e interruptores.

⇒ 3. Tentem assimilar os produtos que irão compor a cozinha de acordo com os seus tamanhos e alturas, procurando visualizar as suas posições para não dificultar a limpeza do ambiente ou atrapalhar a passagem das pessoas.

⇒ 4. Escolha um ponto de ventilação para a cozinha, de maneira que o cômodo fique mais fresco e bem iluminado, evitando gastos de energia ao longo do dia.

⇒ 5. Invista em excelentes revestimentos, pisos, forros, tubulações e fiações elétricas, para evitar probleminhas em um futuro mais próximo, como quedas e as incômodas infiltrações.

⇒ 6. Compre móveis, eletrodomésticos, utensílios de cozinha e acessórios de boa qualidade e marcas conhecidas, assim eles terão uma maior durabilidade.

⇒ 7. As cores devem ser dinamizadas de acordo com o gosto dos moradores, podendo ir do clássico ao moderno, do simples ao rústico ou uma junção de estilos, desde que não seja nada tão exagerado.

⇒ 8. Sempre tenha em casa o projeto da planta de todos os ambientes, assim, se algum transtorno surgir, será mais fácil descobrir aonde mexer, evitando quebrar paredes sem necessidade, estragando os azulejos, piso, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.