Dicas para prevenir a infecção urinária em crianças

O público infantil vem sendo considerado como um dos mais propensos a adquirir certas enfermidades, porque seus sistemas imunológicos estão se tornando cada vez mais frágeis devido aos maus hábitos de vida, fatores externos e internos, genética, entre outras particularidades.

Uma das patologias que se destacam nesse meio são as infecções, com relevância as que atingem o trato urinário, enfermidade denominada cientificamente por ITU ou Infecção do Trato Urinário. Sua apresentação pode acometer várias áreas desse sistema, como a bexiga, os rins, a uretra e o ureteres.

Causas

Especialistas revelam que a principal causa desse distúrbio é o acúmulo de bactérias nas regiões íntimas das crianças e também dos demais públicos – independente da sua faixa etária. Essa aglomeração de parasitas ocasiona expelimento de organismos estranhos no corpo, o que por consequência geram os quadros infecciosos.

Dicas para prevenir a infecção urinária em crianças
Meninas bebendo água potável para manter o organismo hidratado.
(Foto: Reprodução)

Um dos fatores de risco associados a esse caso é a infecção urinária presente em partes ou em toda a gestação da mulher. Pela bactéria estar localizada em sua região íntima, pode ser transmitida ao bebê logo no nascimento, onde a bactéria pode vir a se apresentar em alguns meses ou anos.

Sintomas

» Ardor;
» Irritabilidade;
» Falta de apetite;
» Presença de sangue na urina;
» Urina escura e com cheiro forte;
» Aumento da frequência de micções;
» Fortes dores que provocam muito choro ao urinar.

Ajuda médica

Mesmo que os sintomas não se apresentem, promova acompanhamentos regulares das crianças com profissionais da área da saúde, para que exames de rotina sejam articulados, como os de sangue, urina e fezes.

Prevenção

Os procedimentos dinamizados para a prevenção da infecção de urina também podem ser executados durante o tratamento – caso o transtorno já estiver sido contatado no diagnóstico médico. Preste bastante atenção em todas as indicações a seguir e adicione os comportamentos na rotina da criança e de toda a família.

» Beber água ao longo do dia para manter o organismo hidratado. As quantidades vão variar de acordo com a idade e necessidade de cada metabolismo, mas é importante que nos dias de muito calor elas sejam superiores;

» Evitar o uso de roupas íntimas que não sejam de algodão, fraldas e absorventes que promovam assaduras e incômodos, além de peças muito apertadas e quentes;

» Manter a higienização corporal sempre positiva, com a troca de roupas íntimas, absorventes e fraldas várias vezes ao dia, banhos para refrescar e limpar todo o corpo, etc;

» Limpar a região íntima das meninas e mulheres sempre na direção de frente para trás, assim irá evitar o contato de micro-organismos com a área íntima;

» Manter as crianças sempre bem limpinhas e sequinhas, sem fralda suja ou úmida;

» Proporcionar uma alimentação balanceada, com ricos nutrientes benéficos para a saúde.

Aviso!

Este artigo se trata apenas de um informativo. Para saber mais sobre o assunto ou tratar um quadro de infecção urinária, procure auxílio médico. Quanto antes esse apoio for buscado, menores danos as bactérias causarão ao organismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.