Dia do Esportista

Os espírito competitivo mora na essência,  nos instintos do homem,  durante a evolução da raça teve que se aprimorar e adquirir habilidades tanto individuais, quanto em equipe, afim de superar adversários e as adversidades do dia-a-dia, para assegurar a manutenção da espécie. Os melhores guerreiros e caçadores eram valorizados e adquiriam maior representatividade, além de escrever seu nome na memória coletiva.

esporte
Ser desportista é superar seus próprios limites em buscas dos objetivos

Os gregos se destacam quanto ao desenvolvimento dos desportos, lá onde surgiu as Olimpíadas, o esporte tinham simbolismos múltiplos, primeiro era uma evento religioso em homenagem a Zeus, e também bastante associado a figura do semideus Hércules. Na Grécia antiga a heroicidade era o padrão de conduta, o atleta busca o kléos, a glória, imortalizar-se na memória. Não deixando de lado os interesses políticos  Olímpia era um território neutro entre as guerras mas um efervescente campo de disputa entre as Cidades-Estado.

Hoje, é comemorado no dia 19 de Fevereiro o Dia do Desportista, uma homenagem aos indivíduos que buscam o aprimoramento das suas competências físicas e mentais de forma harmônica e sinérgica através do esporte. Muitos acreditam ainda que para se enquadrar na categoria de desportista o praticante deve também motivar a competição e não apenas prazer que aquilo lhe causa.

Na verdade a indústria da moda  associa hoje o esporte mais com  estética, trabalhando muito o exótico e pouco o verdadeiro sentido da coisa, muitos atletas escolhem uma modalidade não afim de alcançar o kléos grego, mas, apenas como uma forma de se enquadrar no esteriótipo da deiformidade corporal que vigora hoje em nossa sociedade.

De fato mexer-se é muito importe, no esporte a pessoa fomenta sua personalidade e aprende a respeitar regras, entender se melhor e compreender as dificuldades do outro, consolidando-a intra e interpessoalmente. Além disso, melhora todas as funções orgânicas. Por todos esses motivos, é importante inserir os desportos ainda na infância de cada um, formando gerações de cidadãos cada vez mais plenos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.