Desnutrição tratamento nutricional

A desnutrição é um processo preocupante por qual diversas faixas etárias podem passar e em muitos casos sem ser percebida em seu estágio inicial, o que se torna um fator preocupante para os nutricionistas. Ela acontece devido a falta de nutrientes essenciais que o corpo precisa, causando inicialmente vários enjoos, tonturas e muita perda de peso. Uma boa alimentação é muito importante para deixar todo o corpo saudável, mas quando isso não acontece, diversas irregularidades se transformam em grandes transtornos para a saúde do organismo.

A principal forma de desnutrição é a fome. Quando as pessoas deixam de se alimentar, elas abrem mão de ingerir nutrientes que são filtrados e repostos para um bom funcionamento do organismo. A principal causa de uma desnutrição é a baixa imunidade, que abre espaço para que o corpo seja atacado por diversas doenças, além de deixá-lo fraco para reagir contra elas.

Causas da desnutrição

* Alimentação inadequada; * Problemas médicos; * Má absorção de nutrientes; Tratamento para a desnutrição * Fome; * Compulsão alimentar; * Deficiência em vitaminas; * Distúrbios alimentares; * Anemia; * Raquitismo; * Escorbuto; * Problemas digestivos; * Espinha bífida; * Pelagra. As pessoas com mais facilidade de obter um alto nível de desnutrição são as gestantes, as crianças, os idosos, pessoas com baixa imunidade e as que vivem em zonas de pobreza, com falta de alimentos e cuidados médicos.

Primeiros sintomas

Os primeiros sintomas visíveis da doença são os desmaios, o atraso de crescimento, alterações menstruais e uma perda demasiada de cabelo. Quando qualquer uma dessas particularidades se desenvolver, é extremamente importante que a pessoa seja encaminhada a um médico para que o tratamento comece.

Tratamento

O tratamento varia dependendo da situação e das causas da desnutrição, mas na maioria dos casos os médicos colocam os pacientes em um regime de alimentação que consiga balancear o organismo para começar a suprir a falta desses nutrientes.  Se a desnutrição não for tratada ou obtiver um tratamento irregular, poderá levar o paciente a ter deficiências físicas e mentais, aderir diversas enfermidades e ir piorando o seu caso de saúde progressivamente, podendo leva-lo á morte.

Como evitar?

A melhor forma de evitar que a desnutrição atinja um organismo, é cuidando da alimentação, fazendo uma ingestão regular de frutas, verduras, legumes, carboidratos, fibras, alimentos oleaginosos entre outros. Tudo deve ser consumido em pequenas porções e de três em três horas. Beber pelo menos dois litros de água por dia é essencial para manter um bom funcionamento do organismo e além de cuidar da saúde e evitar doenças, dessa maneira você ainda poderá melhorar a sua estética corporal, deixando-a cada vez mais jovem e natural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.