Descobrimento dos Estados Unidos

Os Estados Unidos é uma grande potência mundial, um dos mais importantes países de todo o mundo, tendo sua maior relevância na América. Tem imenso poder econômico, político e social, se fazendo assim uma das regiões consideradas de primeiro mundo dentre toda a nação global.

Mesmo tendo grande potencialidade, o EUA é um país relativamente jovem. Até o fim do século XV, toda a sua região ainda era habitada por índios, momento então que Cristóvão Colombo chegou as terras norte americanas. Diversas etnias ocuparam essa região entre os séculos XVI e XVII, tendo entre elas povos espanhóis, holandeses e ingleses.

1775

Ao formar essas divisões, foram intituladas 13 colônias em toda a região. Essa organização foi criada pelos ingleses, que acabaram tendo um poder maior sobre os demais povos. Como o desejo de soberania se tornava cada dia mais desejado, os ingleses faziam gradativamente com que os holandeses e espanhóis perdessem a sua liberdade, sendo comandado por eles. A partir desse momento se deu uma grande guerra entre as colônias em disputa de poder no ano de 1775.

Século XIX

Bandeira dos EUA

Como os ingleses eram muito ambiciosos e queriam sempre mais riqueza e expansão, durante anos, findaram lutas e guerras, mataram índios para desocuparem territórios e nesse processo teve sua expansão levada até o Pacífico, no século XIX.

Norte x Sul

O Norte e o Sul dessa região eram divididos entre riqueza e pobreza. Com isso, por possuir grande capital financeiro, o Norte que já não se prendia mais para qualquer tópico econômico, desejava libertar seus escravos e criar uma lei antiescravista, e esse foi mais um dos motivos entre guerras, onde Sul e Norte se enfrentam, ganhando obviamente a área Norte, que se destaca em todos os seus pontos.

Os EUA conseguiu se tornar uma grande potência mundial, devido as suas conquistas dentro de sua própria extensão, mas também devido o período pós Segunda Guerra Mundial, onde findou diversas parcerias com os países envolvidos, mantendo seu capital inabalável, fazendo intermediações entre compras e vendas de diversas mercadorias com a maioria dos países envolvidos. Outra região que ganhou muito com esse processo foi a União Soviética.

1776 á 1783

Em 1776 todos os colonos se reuniram para discutir a situação de conquistar ou não uma possível independência. Durante esse processo, Thomas Jefferson foi o responsável por descrever a Declaração de Independência dos EUA, mas a Inglaterra ainda se mostrava resistente e não aceitava de forma alguma a independência das suas colônias, e declarou guerra aos demais. Essa batalha aconteceu incessantemente durante os anos durante os anos de 1776 á 1783, onde os EUA conseguiu vencer esse processo com o apoio da França e da Espanha no dia 04 de Julho de 1783.

1787

Apenas em 1787 foi intitulada a Constituição dos EUA, onde as características iluministas eram as mais fortes perante todo o conteúdo descrito. O interesse da burguesia se ressaltava, onde garantiam a propriedade privada, defendiam e garantiam todos os direitos dos cidadãos, começou a partir daí a optar por modelo de república federativa, mas manteve por alguns anos seus modelo escravista.

Dados recentes dos EUA

Nome oficial: Estados Unidos da América – United States of America.

Capital: Washington.

População: 308.745.538 milhões – CENSO 2010.

Moeda: dólar (USD).

Área: 9.372.614 quilômetros quadrados.

Presidente: Barack Obama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.