Fc Noticias » Estudos » Descobrimento do Brasil resumo

Descobrimento do Brasil resumo

O “descobrimento” do Brasil é um tema que envolve polêmicas desde o próprio termo descoberta até os verdadeiros fatores que desencadearam a vigem de Cabral, continue e lendo e saiba mais sobre esse assunto.

     
Descoberta da América

Pintura que ilustra a chegada de Pedro Álvares de Cabral na América

Em 22 de Abril de 1500 Pedro Álvares Cabral e suas naus avistam a porção de terra que ficou conhecida como Monte Pascoal marco da ” descoberta ” do Brasil pelos portugueses. Descoberta entre aspas, o termo é muito polêmico, pois, parte de uma visão eurocêntrica que desconsidera os ameríndios como legítimos habitantes do novo mundo.

Vamos tentar entender qual as motivações de Pedro Álvares Cabral em aventurar-se se ao mar rumo ao desconhecido em nome da marinha mercante portuguesa.  Durante muitos anos o discurso que vigorou em torno dessas questões foi que a chegada de Cabral a Pindorama ( nome que algumas etnias indígenas deram ao território brasileiro pré homem branco)foi acidental, pois, a aspiração verdadeira desses navegantes seria descobrir uma rota alternativa para as Índias.

As Índias era a fonte das especiarias, produtos de alta lucratividade, só que a princípio o domínio desse comércio Veneziano, esses conseguiam acessar as índias facilmente, ainda existia as taxas aos mouros que eram altas nas transações, são esses os principais motivos da expansão marítima dos europeus, nos países Ibéricos havia ainda uma outra força motriz para a navegação, a busca de novos territórios, imprescindível para a manutenção dos ordenamentos de poder entre o publico e o privado.

Atualmente, estudiosos tentam partir por outras linhas de pensamento para fugir dos padrões de história hegemônico e construir um discurso mais plural, assim, novos constructos teorizam que, Portugal já suspeitava da existência das terras além mar, isso porque, Cabral já havia aportado na América em 1492, Vasco da Gama ao contornar o Cabo da Boa Esperança trás noticias de supostas terras naquelas proximidades. Segundo esses pesquisadores a verdadeira motivação dos viajantes lusitanos estava travestida e encoberta pela busca das Índias.

O que se pode confirmar é que Pedro Álvares Cabral foi o escolhido para comandar a uma esquadra rumo as índias com 10 naus e 3 caravelas, tendo abordo consigo entre os milhares de tripulantes Bartolomeu Dias e e Nicolau Coelho grandes navegadores, numa viagem que reverberaria na descoberta do Brasil.

Textos Relacionados:


Quer comentar ?