Desaparecimento dos dinossauros resumo

Os dinossauros viveram cerca de 144 milhões de anos atrás e desapareceram subitamente cerca de 65,5 milhões de anos atrás. Tais  criaturas gigantes e totalmente adaptadas ao ambiente em que viviam. Mas ainda não há concordância entre a comunidade cientifica sobre a causa desses animais que habitaram a terra. Apesar de grande parte aceitarem a teoria de que um meteoro gigante teria dizimado os dinossauros, há várias teorias sobre esse assunto.

extinção dos dinossauros
asteroide
foto: reprodução

Asteroide

A teoria mais aceita no mundo cientifico e de que a cerca de 65 milhões de anos, um asteroide gigante com cerca de 10 km de comprimento teria atingido a terra. O impacto do asteroide já teria matado grande parte das espécies, entretanto a principal morte teria sido por causas dos gases tóxicos e da poeira que teria encoberto toda a terra. Sem luz solar, as plantas deixaram de realizar fotossíntese e as criaturas, tanto herbívoras quanto carnívoras, morreram em pouco tempo. O que vai comprovar essa teoria é a descoberta de uma cratera de 180 km no México, no qual pode ter sido o asteroide que atingiu a terra.

Estrela da morte (Nêmeses)

Outra teoria aborda que, uma estrela pequena, provavelmente uma anã vermelha, tereia tido um impacto com a Nuvem de Oort o que ocasionou milhares de asteroides por todos os lados e alguns destes teriam atingido a terra causando varias mortes e um ambiente hostil.

Vulcanismo

Outra teoria seria que, com o passar do tempo, a grande quantidade de erupções dos milhares de vulcões na terra teriam causado impactos semelhantes a de asteroides, cada vez mais diminuído a incidência de luz e espalhando gases tóxicos. Isso teria quebrado a cadeia alimentar e em pouco tempo todos os dinossauros teriam morrido.

Cometas

A teoria diz que não necessariamente um asteroide provocaria tais efeitos devastadores, mas sim uma série de cometas de um asteroide destruído, explicaria a grande incidência de crateras de objetos espaciais nesses período.

cratera do asteroide
Cratera do México
foto: reprodução

Clima

Há teria também dos fatores climáticos que afetaram todo o ambiente fazendo com que milhares de espécies morressem. Entretanto essa teoria é bem difícil de ser aceita, pois teria de ter sido uma mudança muito brusca e rápida em todo o planeta. Caso contrario os dinossauros poderiam migrar e se adaptar as temperaturas.

Dupla catástrofe

Uma das teorias mais aceitas atualmente diz que o asteroide em si não teria matado todos os dinossauros mas, uma série de mudanças climáticas causadas pelo asteroide também teria levado a morte dos dinossauros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.