Depressão em animais

Diversas pesquisas já revelaram que, assim como os humanos, os animais também sofrem de depressão em alguma fase de sua vida, podendo ter diversos fatores e assim como nós devem ter um tratamento para que sejam curados.

Normalmente, os animais são bastante ativos, principalmente quando estão próximos aos seus donos ou à outros animais. Um dos primeiros sinais da depressão nos bichos são quietude repentina, onde quase não brincam ou se quer se alimentam.

Para quem não sabe, os animais também possuem sentimentos, não são complexos e variados mas existem. Devido a isso, a sua adaptação e recuperação acontece de maneira mais rápida. A principal causa das suas depressões são as atitudes que os indivíduos possuem com eles, principalmente seus donos.

Animais com depressão, causas, sintomas, tratamento e dicas.
Cão com sinais de depressão.
(Foto: Reprodução)

Os seres humanos tem a mania de transferir as frustrações, os sentimentos e as suas sensações aos animais, sendo a maior parte delas tristes. Com isso, os bichinhos ficam estressados, quietos ou inquietos, ansiosos, preocupados, chegando a curto ou a longo prazo a uma depressão.

 O ambiente em que o animal vive fica em livre contato e o comportamento das pessoas que estão a sua volta afetam a sua saúde, não apenas emocional, mas  físico também. Quando o animal fica muito tempo preso, sem brinquedos, sem a atenção dos seus donos, sem praticar nenhuma atividade, ele corre um grande risco de entrar em depressão.

Principais sintomas da depressão em animais

Todos os sintomas que serão descritos abaixo podem se diferir em sua intensidade, podendo surgir de forma lenta ou gradual.

  • Apatia;
  • Falta de apetite;
  • Tristeza;
  • Baixa interatividade e resposta a estímulos;
  • Isolamento;
  • Intolerância ao toque físico;
  • Baixa energia vital.

Como tratar um animal com depressão?

É importante ficar sempre atento às mudanças de atitudes do animal, pois assim a depressão poderá ser constatada. Se sentir que algo está diferente, leve-o o quanto antes à um veterinário para que o animal seja diagnosticado. Em alguns casos os animais terão que fazer o uso de medicamentos antidepressivos, florais e homeopatas, pois ajudam a restabelecer o lado emocional do bichinho.

Dica

A terapia comportamental é essencial para a criação do animal, portanto, proporcione uma boa qualidade de vida ao seu bichinho, não o deixe muito tempo sozinho, dê bastante carinho, atenção e cuide da saúde do animal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.