Dependência química: Sintomas e tratamentos

A dependência química destrói a vida de milhares de pessoas todos os dias, o uso de drogas como maconha, crack, cocaína, álcool, LSD, OXI, nicotina e outras tantas milhares de substancias que causam efeitos negativos ao usuário e podem leva-lo a morte. O uso continuo dessas substancias causa uma enorme dependência que leva o dependente a tolerância, abstinência e comportamento compulsivo de consumo.

drogas

Sintomas

  • Tolerância, o corpo cria resistência a substancia psicoativa, provocando a utilização de quantidades cada vez maiores para se tentar atingir o mesmo efeito dos primeiros usos da substancia.
  • Abstinência, o usuário sofre de ansiedade, insônia, irritabilidade, tremor
  • Descontrole financeiro, o usuário não tem mais controle sobre suas necessidade e acaba vendendo tudo o que encontrar em busca de mais uma dose da substancia viciante.
  • Depressão, o usuário se enche de medo e de desespero sobre a família e acaba buscando refugio nas drogas.
  • Negligência, o dependente não liga mais pra suas responsabilidades, muitas vezes perde o emprego e a família.
  • Euforia, o dependente se enche de euforia e descontrole toda vez em que aparece a oportunidade de utilizar a substancia.
  • Furto, em busca de dinheiro para obter a substancia o usuário chega até a roubar, muitas vezes da sua própria família.

Tratamento

O primeiro e um dos principais fatores que poderão contribuir para o tratamento e a motivação do próprio usuário em se tratar, muitas vezes o usuário diante daquele situação, compreende que está causando um grande mal para si mesmo e para sua família e próximos.  Assim o próprio usuário irá se condicionar a começar algum tratamento, buscando uma solução para o seu problema que pode lhe causar até a morte, e muita frustração e desespero dos seus familiares e amigos.

E muio comum recaídas no inicio do tratamento  cerca de 50% dos dependentes que estão em recuperação inicial, voltam a utilizar substancias psicoativas, só no primeiro ano é comum cerca de 90% terem recaídas e voltarem para as drogas, mas isso não é indicação de que o tratamento não está funcionando, o uso reduzido da substancia já é um grande passo para o tratamento do dependente.

Formas de tratamento

Exitem duas formas mais comuns de tratamento para dependentes químicos, a psicoterapia e a farmacoterapia, o tratamento psicoterapêutico consiste no acompanhamento psicológico chegando nas raízes dos acontecimento que levaram o usuário a pratica de uso de drogas e na completa abstinência das substancia, esse tipo de tratamento pode levar bastante tempo, algo que pode contribuir bastante para o tratamento e o apoio da família nessas situações, a família pode servi como um dos pilares do tratamento, redimensionando a situação e provocando o entendimento do dependente do mal que está causando a sua família, outro tipo de apoio que contribui muito são os chamados grupos de auto-ajuda, alguns dos mais conhecidos são os narcóticos ou alcoólicos anônimos, estes são formados por grupos de usuários de se ajudam na batalha contra a dependência das drogas.

Remédios

O uso de remédios para o tratamento também tem se mostrado um caminho eficiente, principalmente no caso do alcoolismo onde se tem encontrado remédios eficazes que diminuem a vontade do uso da substancia nos dependentes, é possível encontrar também muitos remédios que ajudam contra a dependência de nicotina, uma mal que mata mais até mesmo que os usuários de maconha, são comuns, adesivos, spray, goma de mascar, entre outros remédios que são vendidos, que tem a principal função de repor a nicotina, diminuindo a vontade do dependente.

Estudos e Resultados

Ainda há diversos estudos em busca de remédios que sejam eficientes no combate as drogas, entretanto esse é um caminho longo a ser trabalhado, a família que sofre com o vicio de um familiar deve procurar conscientizar o seu familiar de sua problema e busca ajuda, o tratamento forçado só e recomendado em casos mais graves como possíveis suicidas ou comportamento violento excessivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.