Dentro da Filosofia o que é mito

O termo Mito remonta o pensamento de alguns filósofos existentes na Grécia, propriamente no séc. XXI ao VI a.C., quando originou-se a vontade de dominação do mundo, como forma de extinguir o medo e a insegurança que assolavam muito as ideias humanas. Apesar disso, o pensamento mítico não obedece qualquer lógica, portanto não segue uma verdade empírica, nem ao menos científica.

O mito caracteriza uma verdade intuída, ou seja, que não requer qualquer provas para ser aceita ou não. A intuição compreensiva da realidade dá o formato ao mito, como forma do homem se sentir inserido no mundo naturalmente. Esse conceito então gera uma polêmica, pois o mito acaba sendo rotulado como surreal, mas ao mesmo tempo é verdadeiro para quem o vivencia.

FILOSOFIA
Vertentes diferenciadas, o mito e a filosofia entrelaçam o caminho pelo o saber.

A Filosofia que lida com o sentido dos sentimentos humanos relacionados ao mundo, procura através do mito, entender o grau de imaginação que exercem papel na realidade. Sendo assim, mito e filosofia ocupam lugar de importância para os estudos pela busca do saber, num discurso racional. A palavra mito de origem grega, significa narrar algo, e ainda determina que a pessoa que o ouve reconheça seu proferidor como conhecedor do que relata.

O mito é intitulado como mentor de confusões, pois enumera uma série de fatos desconhecidos e sem qualquer comprovação, por isso tem sido muito comparado ao conceito de lenda. O mito é componente da maneira de como o homem consegue compreender a realidade a sua volta, uma ilusão, que mesmo com pouca racionalidade de sua história pode ter lógica e ainda trabalha com a fantasia da mente.

A filosofia, não admite contradições de fatos, busca sempre esclarecer temas incompreensíveis, agindo contrariamente ao conceito de mito. Mas para conseguir encontrar uma explicação seja coerente e lógica sobre tudo, precisa de uma fato incompreensível, momento este em que inclui o mito. A partir do mito e suas determinações, a filosofia pode apresentar a verdade racional, seja no passado, presente e também no futuro.

Surge então uma Filosofia que busca todo o conhecimento racional, sistemático e com validade universal de todas as coisas, baseando-se nas contraversões criadas por diferentes mitos. Reformula e racionaliza as narrativas míticas, numa tentativa de transformá-las numa verdade explícita repleta de detalhes que a tornam confiáveis, seja com provas sobre composições, combinação de elementos, entre uma série de artifícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.