Dente inflamado pode matar

Muitos não sabem, mas a inflamação dentária é uma das enfermidades mais doloridas e perigosas existentes no organismo, isso porque seus agentes causadores podem provocar muitas complicações em vários sistemas e órgãos presentes em sua estrutura, dando espaço para queda de imunidade, o que deixa sua complexidade ainda mais fragilizada e exposta a perigos.

Um ou mais dentes inflamados podem chegar a ajudar ocasionar a morte de um indivíduo, principalmente se ele estiver com a saúde abalada, afetada por alguma doença. Isso porque dentes cariados, abertos, cheio de tártaro, quebrados, etc, são um canal de entrada para bactérias no corpo, possibilitando a intensa produção e acumulação desses micro-organismos.

Mesmo estando na região bucal do organismo, essas bactérias existentes na inflamação dentária, podem migrar para outras partes do corpo, causando grandes danos, como:

Articulações

Reumatismo articular agudo ou artrite séptica, doença que causa grandes desconfortos, como dores e restrição de movimentos corporais.

Coração

Endocardite bacteriana, enfermidade que se instala em várias áreas do coração, proporcionando inúmeros perigos para a saúde do enfermo, como a sua morte. Os indivíduos que possuem doenças cardíacas tem mais chances de manifestar essa patologia.

Pulmões

Devido a aspiração realizada pela boca, as bactérias presentes na inflamação dentária podem ocasionar a infecção dos pulmões, da faringe, provocando muitos danos, como a pneumonia.

Rins

Nefrite, doença causada pelas bactérias que conseguem chegar até os rins, provocando a inflamação dos órgãos. Se manifesta com mais frequência em organismos de pacientes com problemas renais.

Observação: O principal meio de transporte das bactérias encontradas nesse tipo de infecção, são os vasos sanguíneos, por isso elas conseguem chegar a todas as partes do organismo, mesmo estando se manifestante incomodamente na boca.

Dicas para prevenir as inflamações dentárias

» Realize sua higienização bucal todos os dias de maneira correta, para ajudar a controlar a proliferação de bactérias na região;

» Faça consultas regulares a um dentista, para saber como está a saúde dos dentes;

» Assim que as dores ou qualquer outro desconforto apareça, procure um dentista o mais rápido possível, para que o caso seja tratado o quanto antes, diminuindo o risco de lesões e possíveis complicações posteriormente;

» Caso o seu dente esteja começando a inflamar, realize a desinflamação juntamente a um dentista, para somente depois tratar o dente ou extraí-lo;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.