Democracia conceito e características

A democracia é dita como uma forma de governo, onde a soberania é exercida pelos cidadãos que compõe a nação. Nesse regime, todas as decisões políticas são do povo, que exerce o seu poder através do voto. Esse tipo de eleição pode se dar de forma presidencialista (quando o presidente é o maior representante da sociedade) ou parlamentarista (quando o presidente é eleito pelo povo, mas as decisões são tomadas pelo primeiro ministro).

Esse regime pode ser visto, ainda, em sua forma republicana ou no sistema monárquico, onde o primeiro ministro é quem governa. Ao observar a visão geral da democracia, podemos ver que ela possui bases fortes no governo da maioria, na liberdade da escolha dos candidatos, juntamente as minorias e os direitos individuais.

Democracia: conceito, características e funções.

Seu conceito vem evoluindo há vários séculos, mas somente no ano de 1688, surgiu a liberdade de discussão dentro do parlamento, na Inglaterra. A maioria dos filósofos da época afirmavam que dessa forma o povo tinha o poder de controlar o governo e a nação através dos seus atos democráticos.

A principal função da democracia é proporcionar a proteção dos Direitos Humanos, tal como a participação do povo na política, cultura, economia, sociedade, a proteção legal, liberdade de expressão, religião, sexo, cor, entre outros.

Alguns países obtiveram um rápido crescimento dentro do conceito democrático, como Espanha e Portugal, porém, outros não tiveram a mesma habilidade, como a França e a Inglaterra, que acabaram sofrendo alguns impactos, sendo o principal deles a evolução lenta do desenvolvimento das suas estruturas políticas.

No Brasil, o direito ao voto democrático se dá aos cidadãos maiores de 16 anos de idade (exceto aos prisioneiros). A formação política do povo é muito importante para que eles tenham consciência dos indivíduos que irão governar o país, para que assim o regime democrático mude para melhor, proporcionando benefícios á toda a sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.